TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE SMART GRID

Casos: CONCEITOS DE SMART GRID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O trabalho consta de uma análise de um artigo que trata de um estudo de caso com aplicação de ferramenta Estatística, ou seja, procuramos um artigo que fizesse referência ao assunto estudado.

O artigo publicado por funcionários da Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Trata de um estudo que tem como objetivo apresentar os resultados finais obtidos durante o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica, com foco na análise estatística dos tempos de escoamento das pastas de amido nativo e modificado em diferentes temperaturas.

Os amidos são classificados em dois grupos: o amido nativo (natural) por não terem sofrido nenhuma modificação, como exemplo temos o amido de mandioca, e o amido modificado que podendo as modificações ser física, química, enzimática ou combinação destas.

2. Objetivo

O artigo apresenta os resultados finais obtidos, dos tempos de escoamento das pastas de amido nativo e modificado em diferentes temperaturas, com as análises estatísticas da propriedade de viscosidade para cada temperatura.

Realizado a verificação das propriedades físico-químicas, para juntar dados estatísticos e poder alimentar o software MINITAB, em seguida com esses dados realizar a análise das diferenças.

Realizado cozimento de uma suspensão de amido em água resulta em uma pasta incolor sendo esta utilizada para a realização do teste do Copo Ford. Este teste consiste em inferir a viscosidade da pasta a partir da medida do tempo que a pasta gasta para esvaziar o Copo. O tempo de escoamento se correlaciona com a viscosidade da pasta, podendo ser utilizadas pastas em diferentes temperaturas.

3. Desenvolvimento

O artigo consta informações que foram calculadas a partir dos dados coletados: medidas de tendência central e dispersão (média, desvio padrão, variância, range, mediana, primeiro quartil e terceiro quartil), sendo os resultados e análises destes apresentados abaixo:

3.1 Metodologia de coleta de dados

A metodologia utilizada para verificar a viscosidade do amido, foi preparação uma pasta com 15g de amido nativo disperso em 500 ml de água e cozido posteriormente, e este procedimento também foi repetido com uma amostra de amido fosfatado (modificado) com tripolifosfato de sódio a 5%. A pasta obtida foi utilizada para medir o tempo de escoamento (em segundos) pelo método do Copo Ford com furo de 5 mm, com a temperatura da amostra variando de 10 em 10 °C, no intervalo entre 20 ºC a 80 °C. O teste do Copo Ford para determinação da viscosidade baseia-se no princípio da viscosidade cinemática, através da comparação dos tempos de escoamento das pastas em diferentes temperaturas. Os testes resultaram em 42 tempos de escoamento, obtidos a partir de 6 repetições de tomadas de tempo em 7 temperaturas diferentes, para a pasta de amido nativo e também para a pasta de amido fosfatado, sendo que estes dados posteriormente foram tabelados a analisados.

3.2 Metodologia de análise de dados

A análise dos dados neste trabalho foi baseada na estatística descritiva, ou seja, um conjunto de técnicas que objetivam descrever, analisar e interpretar os dados numéricos de uma população ou amostra.

Para o tratamento dos dados (tempos de escoamento) coletados em laboratório foi utilizado o software MINITAB 14, sendo consideradas as temperaturas (20ºC, 30ºC, 40ºC, 50ºC, 60ºC, 70ºC e 80ºC) como variáveis e foram determinados: média, desvio padrão, variância, 1º quartil, mediana, 3º quartil e range (intervalo de variação). Ales destes dados foram gerados os seguintes gráficos: histograma com curva normal, diagrama de dispersão e boxplot.

3.3 Resultados dos testes no software Minitab

Este levantamento abaixo foi o resultado da utilização do software MINITAB 14, onde foram calculadas: média, desvio padrão, variância, range, mediana, primeiro quartil, para os tempos de escoamento (em segundos) da pasta de amido nativo, sendo os resultados apresentados na tabela 3.

Fonte: Artigo Aplicação de Ferramentas Estatísticas na Análise dos Tempos de Escoamento das pastas de Amido.

Fonte: Artigo Aplicação de Ferramentas Estatísticas na Análise dos Tempos de Escoamento das pastas de Amido.

Verificou-se que as maiores médias dos tempos de escoamento encontram-se nas temperaturas de 20°C e 30°C, e no intervalo de 30°C a 50°C, ocorrem as maiores variâncias e consequentemente os maiores desvios padrões, e que se encontra os maiores ranges.

Analisando os dados das tabelas 1 e 2 verifica-se que as médias dos tempos de escoamento no caso da amostra de amido modificado apresentaram-se mais elevadas que no caso de amido nativo, considerando a faixa entre 40°C e 80°C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com