TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Smart Grid

Artigos Científicos: Smart Grid. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema atual de fornecimento de energia

No modelo atual de distribuição de energia, as concessionaras repassam a energia gerado pelas fontes através de conexões de cabos aos seus consumidores finais, empresas ou domésticos, conforme demonstrado na figura abaixo:

Fonte: Rede Inteligente

Por se tratar analógico o sistema é frágil, pouco eficiente e custoso para se manter, podendo haver falhas sem avisos prévios, provocando blackouts gigantescos, como o ocorrido no nordeste dos Estados Unidos e Ontario, Canada em 2003, onde 50 milhões de pessoas ficaram sem energia.

Problemas como os de racionamento como ocorrido no Brasil em 2001, podem acontecer em caso de alta demanda de energia alinhada com uma baixa geração e redes precárias.

Este sistema também não controla e mensura as perdas de energia ao longo da distribuição, provendo perdas financeiras as geradoras, distribuidoras e clientes finais.

Fatos como os citados acima levou a necessidade do desenvolvimento de um sistema mais confiável e eficiente, hoje conhecido como Smart Grid ou Redes Inteligentes.

O que é a Smart Grid

De acordo com Sioshansi, Smart Grid é uma combinação de varias tecnologias e praticas que juntamente formam uma infraestrutura mais confiável, versátil, segura e vantajoso para seus usuários.

Sioshnsi enumera uma serie de características das vantagens da Smart Grid, dentre elas são:

• Maior facilidade de integração entre diversas formas de fornecimento;

• Maior integração entre a distribuição e geração de energia com o cliente final;

• Permitir que se crie preços diferenciados e que os dispositivos inteligentes conectados na rede possam atuar de forma diferente, prevendo economia;

• Com o sistema o usuário poderá revender a concessionária a energia que tem armazenada;

• Possibilidade de integração de diversas fontes geradoras.

Diante do exposto concluímos que a Smart Grid é a evolução natural do sistema de geração, distribuição e consumo de energia, adotando a tecnologia digital permitindo que assim as partes possam se comunicar aumentando a eficiência, reduzindo custos e impactos ambientais.

Não é possível mais alinhar o crescimento sustentável mundial sem pensar nos fatores energéticos, por isso a adoção de um sistema inteligente vem sendo amplamente discutido e estudado, vários países investem no desenvolvimento e aplicações de novos sistemas.

Como funciona o Smart Grid

Para que o sistema possa funcionar a primeira medida e que os consumidores finais se adaptem para o sistema, alterando os medidores analógicos atuais por digitais, conforme a figura abaixo:

Fonte: freefoto.com

A união desses medidores com a internet vai fornecer às concessionárias dados do consumo da energia real e on-line, podendo cobrar valores diferencias com base no consumo.

Com a adoção dos medidores digitais os consumidores poderão monitorar os equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com