TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais De Construçao Civil

Exames: Materiais De Construçao Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

Olavo Tenório de Farias

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1

Prof. º MARCIO DE MATTOS FIORONI

2013

Tijolo maciço cerâmico para alvenaria verificação da resistência à compressão.

Componentes Cerâmicos. Parte 3: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação - Métodos de ensaio.

Ceramic solid brick masonry for verification of resistance to compression.

Components Ceramics. Part 3: Building blocks for structural masonry and ceramic sealing - Methods of test.

Relatório apresentado a disciplina de Materiais de Construção Civil 1 do curso de Engenharia Civil da Universidade do Oeste Paulista, com auxilio do técnico "Neymar". Professor Marcio de Mattos Fioroni.

Resumo: Especificação do método de ensaio de resistência à compressão em materiais cerâmicos e definir as propriedades mecânicas. Os corpos de prova, tijolo maciço e bloco de seis furos, são submetidos, em uma prensa hidráulica, à força correspondente à tensão especificada.

Palavras-chave: compressão, tensão

Summary: Specifying the Method of test for resistance to compression set and ceramic materials mechanical properties. The specimens, solid brick and block six holes, are submitted in a hydraulic press, the force corresponding to the specified tension.

Keywords: compression, tension

1. Introdução

Os blocos cerâmicos são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural.

Tais blocos são produzidos a partir da argila, geralmente sob forma de um paralelepípedo, possuem coloração avermelhada e apresentam canais/furos ao longo de seu comprimento.

Os blocos de vedação são aqueles destinados à execução de paredes que suportarão o peso próprio e pequenas cargas de ocupação (armários, pias, lavatórios) e geralmente são utilizados com os furos na posição horizontal.

A melhoria da qualidade e desempenho das alvenarias, afeta diretamente os demais subsistemas do edifício como estruturas, instalações, esquadrias, revestimentos e impermeabilização, possibilitando aumentar a vida útil e minimizar custos de execução e manutenção das edificações. Por isso antes da utilização de blocos cerâmicos faz-se necessária a verificação das suas características físicas e mecânicas para determinar suas condições de aplicação.

2. Objetivo

Os ensaios foram feitos com o objetivo de determinar as características geométricas e mecânicas dos blocos cerâmicos para alvenaria de vedação, assim como a verificação da conformidade destes produtos com as especificações das normas técnicas da ABNT vigentes e, a avaliação do desempenho deste material através da análise dos resultados obtidos.

3. Normas Técnicas de Referência

• NBR 6460 1983 Tijolo maciço para alvenaria verificação da resistência à compressão.

• NBR 15270-3 2005 Componentes cerâmicos. Parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com