TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO, PÓS E CONTRAS DA SUA LARGA UTILIZAÇÃO

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

CONCRETO, PÓS E CONTRAS DA SUA LARGA UTILIZAÇÃO

Cristiano Batista de Almeida; Heitor Parente Pinheiro Miranda; José Vinícius Siqueira

Faculdade Paraiso (FAP-CE)

Rua da Conceição, 1228 – São Miguel – CEP: 63010-457 – Juazeiro do Norte – CE

Curso de Engenharia Civil

heitor_parente@hotmail.com; viniciussiqueira_bodoco@hotmail.com

Resumo

O uso do concreto nas obras aumenta de maneira inusitada a cada ano, conforme a necessidade de matérias primas devido ao constante aumento das construções civis. O fato de ser um material maleável, com grande resistência e atender a diferentes situações nas construções facilita este aumento, proporcionando a ser o material mais importante das construções.

Palavras-chave: Concreto. Consumo. Impactos ambientais.

Introdução

Com o avanço da tecnologia e o aprimorar das obras de construção civil  o concreto se tornou um item insuperável nas necessidades humanas. Hoje não se pode imaginar um canteiro de obras sem a presença desse tão eficiente produto. Mas essa tão volumosa utilização além das vantagens trazem  alguns  inconvenientes como os impactos ambientais.

O concreto é um material proveniente da mistura, em proporção adequada de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento, ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco uniforme. É considerado o material mais importante na construção civil e possui várias aplicações além da estrutural, tais como: revestimento, pavimentos, paredes, canalizações, fundações, etc. tal versatilidade é devido à sua fácil manipulação quando fresco, permitindo sua modelagem nas formas desejadas nas construções até mesmo de projetos arquitetônicos complexos. Ainda merece destaque sua resistência e durabilidade. É um dos produtos mais consumidos do mundo; uma pesquisa de dois mil e nove da Federación Iberoamericana de Hórmigon Premesclado (FIHP) já apontava um consumo mundial de 11 bilhões de toneladas de concreto ao ano o que, à época dava 1,9 toneladas de concreto por pessoa, valor inferior apenas ao consumo de água.

Diante do alto consumo desse material, há algo a se considerar; um dos seus componentes é o cimento que na sua formação há liberação de CO2  , gás  que agrava o aquecimento global. Outro problema que merece atenção,  é a formação das ilhas de calor que por retirar a camada vegetativa que naturalmente reflete os raios solares, colocam concreto que tem um poder de absorção, além disso, é um produto impermeável facilitando as enchentes (Jacoby, 2012).

Uma das saídas para esse impasse seria o uso do chamado concreto sustentável. “o concreto tradicional emprega cimento, areia e pedra, o concreto sustentável substitui 70% da areia natural por areia de fundição (utilizada em moldes nos processos de peças metálicas) e 100% da pedra por escória de aciaria (resíduo que sobra da produção do aço)” (PABLOS,2012).

Referências

Pablo, J.A., “Concreto leve estrutural: Produção, propriedades, microestrutura e aplicações”, 1 ed., São Paulo, Ed. PINI, 2012.

Jacoby, Pablo Cardoso. "Comparação de custos de um edifício residencial executado em alvenaria estrutural e em concreto armado." (2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com