TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA DOS MATERIAIS

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

"CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA DOS MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA DOS MATERIAIS"

CEIREM 2018 –  Dalvanice Gonçalves dos Santos

A ciência dos materiais tem expandido seu conhecimento para áreas antes pouco conhecidas. Ela serve como base de conhecimento para o desenvolvimento da engenharia de materiais. Para entender isso, vamos antes de tudo transcorrer um pouco na literatura para compreender cada uma delas e porque a ciência dos materiais amplia a engenharia dos materiais.

O homem ao longo da sua história tratou de conhecer os materiais para ter suas necessidades imediatas atendidas. Por exemplo; “idade das pedras” e “dos metais” foram marcadas pelo conhecimento e estudo do materiais, de acordo com a tecnologia usual e disponível de cada período.

Separando então os conceitos de ciências e engenharia dos materiais,)  é dito: “(...)a ciência dos materiais  concentra-se nos fundamentos científicos nas correlações entre síntese e processamento, microestrutura e propriedades dos matérias.” (ASKELAND et al, 2008, p. 2). Sobre a engenharia dos materiais os autores entendem que ela desenvolve modos de converter ou transformar materiais em dispositivos ou estrutura úteis. Pode-se dizer então que apesar de interligados, são distintas em seus fins.

Entendendo os conceitos e aplicações podemos compreender que a engenharia dos materiais desenvolve com o desenvolvimento das ciências do materiais, pois passou-se do simples conhecimento prático para a manipulação graças a ciências dos materiais com o seu conhecimento atômico, químico, síntese e de processamento dos materiais.

A exemplo temos os semicondutores como o Diodo, por exemplo. Com o conhecimento do silício ou germânio pode-se então através de reações utilizando elementos como o índio, fosforo  obter átomos com elétrons nas quantidades desejadas. Seja para neutralizar ou formar cristais (P e N). Esse conhecimento é certamente da ciência dos materiais, no entanto o uso desse conhecimento fez com que a criação de chips, LED, desse a engenharia dos materiais um avanço tecnológico que é a chamada “tecnologia nano”. Esse é apenas um exemplo do quanto a ciência dos materiais contribuiu para engenharia. Pois é através do conhecimento da composição, síntese, reações, que se pode utilizar melhor as propriedades de cada material. A engenharia pode através da ciência dos materiais, ser mais criativa e ousar mais com segurança naquilo que ela desenvolve. Saindo assim do macro pro micro, deixou-se de talhar em pedras, para a síntese do micro, quebrando assim as barreiras do antes inatingível.  

Referências:

ASKELANDDonald R.; PHULLÉ, Pradeep P. Ciência e Engenharia dos Materiais. Traduzido por Vertice. Translate e All Tasks. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008

NEWELLJames A. Fundamentos da Moderna Engenharia e Ciência dos Materiais. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2010.

CALLISTER, William D. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. 2.ed. LTC Editora, 2006.

NEGRI, Lucas. Eletrônica Básica. Acesso: < https://www.infoescola.com/fisica/eletronica-basica/> 23 de Março 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com