TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Materiais De Engenharia

Pesquisas Acadêmicas: Atps Materiais De Engenharia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................03

Introdução

Etapa 1e demais passos: Essa atividade é importante para compreender o histórico da utilização de materiais e saber classificar um determinado tipo de material.

Etapa 2 e demais passos: Essa etapa é para entender a importância da siderurgia e os produtos obtidos nesse processo. Espera-se que se compreenda a importância do aço, que apesar da intensa competição a que está sujeito atualmente, se mantém com o maior número de aplicações na indústria.

Os materiais estão provavelmente mais entranhados na nossa cultura do que a maioria de nós percebe. Nos transportes, habitação, vestiário, comunicação, recreação e produção de alimentos;virtualmente todos os seguimentos de nossa vida diária são influenciados em maior ou menor grau pelos materiais.

Historicamente, o desenvolvimento e o avanço das sociedades têm estado intimamente ligados às habilidades dos seus membros em produzir e manipular os materiais para satisfazer as suas necessidades. De fato, as civilizações antigas foram designadas de acordo com o seu nível de desenvolvimento em relação aos materiais (Idade da Pedra, Idade do Bronze).

Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um número limitado de materiais, aqueles presentes na natureza: pedra, madeira, argila, peles, e assim por diante. Com o tempo, esses primeiros seres humanos descobriram técnicas para a produção de materiais com propriedades superiores àquelas dos materiais naturais; esses novos materiais incluíram as cerâmicas e vários metais. Além disso, foi descoberto que as propriedades de um material podiam ser alteradas por meio de tratamentos térmicos e pela adição de outras substâncias. Naquele ponto, a utilização dos materiais era um processo totalmente seletivo, isto é, consistia em decidir dentre um conjunto específico e relativamente limitado de materiais aquele que mais se adequava a uma dada aplicação, em virtude de suas características.

Não foi senão em tempos relativamente recentes que os cientistas compreenderam as relações entre os elementos estruturais dos materiais e suas propriedades. Esses conhecimentos deram-lhes condições para moldar em grande parte as características dos materiais. Assim, dezenas de milhares de materiais diferentes foram desenvolvidos, com características relativamente específicas e que atendem as necessidades da nossa moderna e complexa sociedade; esses materiais incluem metais, plásticos, vidros e fibras.

O desenvolvimento de muitas tecnologias que tornam nossa existência tão confortável está intimamente associado ao acesso a materiais adequados. Um avanço na compreensão de um tipo de material é com freqüência o precursor para o progresso escalado de uma tecnologia. Por exemplo, o automóvel não teria sido possível não fosse pela disponibilidade a baixo custo de aço ou de algum outro material substituto comparável. Em nossos tempos, dispositivos eletrônicos sofisticados dependem de componentes que são feitos a partir dos chamados materiais semicondutores.

Em maior ou menor, um grande número de materiais experimentam algum tipo de interação com um grande número de ambientes diversos. Às vezes, tais interações prejudicam a utilidade de um material como um resultado da deterioração de suas propriedades mecânicas (por exemplo, ductilidade e resistência), outras propriedades físicas, ou aparência.

Corrosão é definida como um ataque destrutivo e não intencional de um metal; esse ataque é eletroquímico e, normalmente, tem seu inicio na superfície do material. O problema de corrosão metálica é de proporções significativas; em termos econômicos, tem-se estimado que aproximadamente 5% da renda de indústrias são gastos na prevenção da corrosão e na manutenção ou substituição dos produtos perdidos ou contaminados como um resultado de reações de corrosão. As consequências da corrosão são totalmente muito comuns. Exemplos familiares incluem a ferrugem nas carrocerias, radiadores e dos componentes de exaustão (canos de descarga).

Etapa 1

Aula Tema: Noções Básicas sobre Materiais Plásticos e Borrachas.

Passo 1 (Aluno) Três classificações principais de materiais sólidos e citar as características químicas que distinguem cada uma delas.

Materiais metálicos

Os materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Eles apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo. Muitas das propriedades dos metais são atribuídas a estes elétrons. Por exemplo, os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz. A superfície dos metais, quando polida, reflete eficientemente a luz. Eles são resistentes mas deformáveis. Por isto são muito utilizados em aplicações estruturais.

Entre os quatros grupos de materiais mencionados anteriormente, os materiais metálicos, e em particular os aços, ocupam um lugar de destaque devido à sua extensiva utilização. Cerca de 70 dos 92 elementos da tabela periódica encontrados na natureza têm caráter metálico preponderante.

Materiais poliméricos

Os polímeros são constituídos de macromoléculas orgânicas, sintéticas ou naturais. Os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.

Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos. A ligação química entre átomos da cadeia é covalente, enquanto a ligação intercadeias é fraca, secundária, geralmente dipolar.

Os materiais poliméricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com