TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

Artigos Científicos: CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

A Automação Predial ou Residencial já é uma realidade nos dias de hoje. Com a sua história advinda das indústrias, vem sendo utilizadas ao longo de todas as cadeias de processos. A Automação Industrial não demorou muito a chegar em prédios até galgar as residências.

O dispositivo mais utilizado e que tornou possível este tipo de sistema foi o CLP (Controlador Lógico Programável). O CLP surgiu na década de 60. Ainda existem muitas empresas do ramo da indústria de automação que possuem pouca experiência com eles. A grande vantagem desse dispositivo esta na possibilidade de reprogramação sem necessidade de realizar modificações de hardware. Mais o que impulsionou a saída da automação das indústrias para os prédios e residências foi a popularização e o desenvolvimento dos computadores pessoais. De fato, atualmente o que se busca é a conectividade entre os diversos dispositivos que integram um sistema automatizado e os computadores pessoais.

O CLP começou a ser usado no ambiente industrial desde 1960 embora ainda existam muitas empresas do ramo da indústria de automação que possuem pouca experiência com eles. A grande vantagem dos controladores programáveis é a possibilidade de reprogramação, motivo pelo qual substituíram os tradicionais painéis de controle a relês. Esses painéis necessitavam de modificações na fiação cada vez que se mudava o projeto, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com