TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA DE CORYMBIA CITRIODORA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DA MADEIRA DE CORYMBIA CITRIODORA E A PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Originário da Austrália, o eucalipto se destaca tanto por seu valor econômico na produção de madeira para diversos fins, quanto pelas suas propriedades medicinais. Hoje se encontra distribuído por mais de 90 países (ESTANISLAU et al.)

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas - ABRAF (2010) em 2009, a área reflorestada com esse gênero, no Brasil, foi de 4.515.730 ha, sendo que no estado do Mato Grosso do Sul foi de 290.890 ha.

Dentre as espécies de eucalipto, destaca-se o citriodora, ou cheiroso (Corymbia citriodora (Hook.) K.D.Hill & L.A.S. Johnson), que tem o seu cultivo ampliado no Brasil, ano após ano, pelas suas características de rápido crescimento e adaptação edafoclimática, além das características silviculturais e da qualidade de sua madeira (MORAIS et al., 2010). A sua madeira é muito utilizada para construções, estruturas, caixotaria, postes, dormentes, mourões, lenha e carvão, sendo também adequada ao uso em peças estruturais pelas suas características de resistência mecânica, durabilidade natural e menor tendência ao rachamento. A Densidade Básica atinge em média, 0,750 g/cm³ (PEREIRA et al., 2000).

A necessidade de produção de mudas florestais tem crescido rapidamente, sendo essas mudas destinadas para diversos fins, como recuperação de áreas degradadas e produção energética.

O interesse pela utilização de novas espécies de madeira para produção de energia e carvão vegetal vem aumentando significativamente em decorrência da necessidade da busca de melhores rendimentos de produção e melhores propriedades da madeira destinada a esses fins.


- existe um núcleo de estudo na UFLA, chamado NE3, TENTEI ENTRAR NO NUCLEO, POREM NÃO FUI APROVADA, POIS ELES DAVAM PREFERENCIA PARA ENGENHARIA ROBÓTICA, QUE SABIAM TRABALHAR COM A CONSTRUÇÃO DE AUTOMAVEIS. ESSE PROJETO, O OBJETIVO ERA PARTICIPAR DE UMA COMPETIÇÃO DA SHELL, EM EFICIENCIA ENERGETICA, ONDE TRABALHARIAM NA CONSTRUÇÃO DE UM CARRO ELETRICO QUE CONSUMISSE UMA MENOR QUANTIDADE DE ENERGIA ELETRICA, ANDANDO UMA MAIOR DISTANCIA. UMA COMPETIÇÃO NACIONAL.

- A FRANÇA TEM UM PROJETO ATE 2040 acabar com veículos a combustão

- também fiz um curso sobre biodigestores, em uma fazenda na região voltada pra atividade de suinocultura. No qual utilizavam dejetos dos suínos para produzir energia nos biodigestores. Que depois eram usada para conforto térmico animal, para o funcionamento de um gerador. E os resíduos que sobravam no biodigestor, eram direcionados para composteira e, posteriormente, utilizados como adubo em uma plantação de café na fazenda

- Também fiz estagio em uma mineradora de quartzito, para acompanhamento dos projetos ambientais feitos pela empresa.. tratamento de esgoto, tratamento de óleos e graxos, revegetação de taludes que não são mais explorados com candeias, que são espécies nativas de campos rupestres

- fiz um summer job na empresa geotec consultoria ambiental, o qual acompanhei o estudo de impacto amb da duplicação da rodovia raposo tavares

- também fui voluntaria em um projeto sobre a viabilidade de um hospital universitário sustentável, com possível instalação de placas solares e placas fotovoltaicas, para aquecimento de aguas de torneira, funcionamento de gerador, aproveitamento de agua de chuva para lavagem de chão externo e jardinagem.

- também fiz iniciação cientifica e tcc no setor de biomateriais da ufla, com o prof doutor Paulo Fernando trugilho, sobre utilização de madeira de floresta plantada para fins energeticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com