TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.876 Palavras (24 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

Artigo Científico

Pesquisa Financiada pela Vice-Reitoria de pós-graduação e pesquisa da Universidade Paulista - UNIP

CRISE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Brasília

13 de Novembro de 2017

CRISE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Artigo Científico da disciplina de atividade prática supervisionada aplicada do curso de bacharel em Engenharia Civil pelo professor e Coordenador Luís Correa

                                                     Brasília

                                         13 de Novembro de 2017

SUMÁRIO

RESUMO/ABSTRACT………………………………………………………....Pág 4

INTRODUÇÃO………………………………………………………………….Pág 5 e 6

DESENVOLVIMENTO…………………………………………………………Pág 7

CENÁRIO ATUAL………………………………………………………………Pág 7 e 8

CRESCIMENTO POPULACIONAL E USO EXCESSIVO DA ÁGUA…….Pág 8,9 e 10

POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS……………………………………………...Pág 10 e 11

CAPTAÇÃO IRREGULAR DA ÁGUA………………………………………..Pág 12

POSSÍVEIS SOLUÇÕES………………………………………………….......Pág 13 a 15

CONSIDERAÇÃO FINAL……………………………………………………...Pág 18

REFERÊNCIA BIOGRÁFICA………………………………………………….Pág 19 e 20

RESUMO

O objetivo chave desse artigo, é debater e discutir a situação atual da escassez de água na Capital do Brasil, conhecida como Brasília- DF, conhecendo alguns dos motivos que acentuou e ajudou a elevar a crise hídrica.

A falta de chuva e outras diversos fatores têm conduzido Brasília, a uma situação realmente difícil trazendo consigo diversas consequências realmente sérias, tanto econômicas, e como sociais,ocasionando assim a seca dos grandes dois rios que abastecem a região, o Rio Descoberto, e o da Santa Maria, sem previsão para ter a abundância desses rios novamente, devemos tomar algumas decisões realmente importante, em pró da sociedade e do meio ambiente.

Debatendo possíveis planos para amenizar e solucionar a crise no Distrito Federal, e ajudar a sociedade a não passar pela escassez de água.

Palavra Chave: Escassez,

ABSTRACT

The key objective of this article is to discuss and discuss the current situation of water scarcity in the Brazilian Capital, known as Brasília-DF, knowing some of the reasons that accentuated and helped to raise the water crisis.

The lack of rain and other factors have led Brasilia to a really difficult situation, bringing with it several serious consequences, both economic and social, leading to the drought of the great two rivers that supply the region, the Rio Descoberto, and the of Santa Maria, without predicting to have the abundance of these rivers again, we must make some really important decisions, in favor of society and the environment.

Debating possible plans to ease and solve the crisis in the Federal District, and help society not to go through the water shortage.

INTRODUÇÃO

Como muitos sabem, o Brasil é o país mais rico em água doce do mundo, abrigando cerca de 67% das redes hidrográficas, a parte do Norte é a mais abundante possuindo até mesmo 70% das redes hidrográficas do Brasil, porém cada vez mais estamos vendo cidades vivenciando a escassez da água. Se o ser Humano soubesse a importância real da água, poderia até mesmo valorizá-la melhor e evitar grande formas de desperdícios. No mundo tem apenas 3% de água para consumo  e o restante são composto de terra,água salgada, e geleiras. A água é um bem vital e não renovável, visando assim a sua maior importância.

É indiscutível a importância da água para vida no planeta, foi esse elemento da natureza que proporcionou a existência da vida animal e vegetal na terra. Na história da humanidade a água desempenhou papel importante, foi

responsável pelo surgimento das primeiras civilizações.Os rios, por exemplo, eram usados para o transporte de mercadorias e pessoas e juntamente com os lagos tiveram importância crucial para a sobrevivência de vários povos, fornecendo água potável, peixes e proporcionando o desenvolvimento da agricultura.

O que podemos observar é que há tempos a água se constitui em recurso estratégico para a humanidade, pois além de manter a vida no planeta e objeto que impulsiona desenvolvimento econômica, sociocultural e ecológica, devido a isso a sua escassez leva a uma série de problemas que devem ser combatidos por todos os governantes para que o recurso não venha a faltar sobretudo para a população mais pobre.

O Brasil possui, em termos gerais, uma grande oferta hídrica. Por outro lado, também possui uma diferença significativa entre suas regiões hidrográficas no que diz respeito à oferta e à demanda de água. Nesse contexto, enquanto bacias localizadas em áreas com uma combinação de baixa disponibilidade e

grande utilização dos recursos hídricos podem enfrentar situações de escassez e estresse hídrico, outras se encontram em situação confortável, com o recurso em abundância. ( SPR- BRASÍLIA, 2015)

O Distrito Federal e diversas cidades, vem sofrendo cada vez mais com a variação climática, trazendo consigo consequências graves tanto para o meio em que vivemos, como para a sociedade, as temperaturas se encontram cada vez mais elevadas, e chuvas cada vez mais raras, isso pode ser um efeito primordial do efeito estufa trazendo consigo o aquecimento da Terra, porém a crise hídrica não é decorrente apenas desse fator, é sim de outros diversos fatores que influenciam de forma direta na escassez de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (482.6 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com