TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

Por:   •  16/12/2018  •  Resenha  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

MATEUS GEREMIA

RESENHA

“Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgaste e corrosão de substratos metálicos”

                   Erechim

Junho, 2018


O artigo científico “Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgastes e corrosão de substratos metálicos” de Carlos Roberto Camello Lima, Natália Ferraresso Cardoso de Souza e Flavio Camargo, da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Engenharia, publicado no dia 24/07/2012, é um estudo sobre a crescente utilização de revestimentos poliméricos para a proteção contra o desgaste e a corrosão.

O objetivo do autor é realizar um estudo comparativo das propriedades de revestimentos poliméricos depositados por aspersão térmica, objetivando sua aplicação em ambientes com solicitações de desgaste e corrosão. Serão avaliadas a micro dureza superficial dos revestimentos a resistência ao desgaste abrasivo e à corrosão em meio ácido.

Para isso, o autor traz uma abordagem da crescente utilização de revestimentos poliméricos como solução na proteção de materiais metálicos contra corrosão e desgastes nas mais variadas aplicações.

O artigo em estudo é dividido em 06 tópicos. O primeiro tópico (1 introdução) descreve de uma forma resumida a aplicação dos revestimentos e o estudo dos tipos de materiais de revestimentos poliméricos. No tópico dois, (2 Materiais e Métodos) apresenta os materiais e métodos utilizados no artigo. No tópico três, (3 Resultados e Discussão) é feita a comparação em busca de resultados e discussões, o mesmo esta subdividido 05 partes. Na primeira parte (3.1) foram apresentados os resultados das análises térmicas. Na segunda parte (3.2) foram apresentados dados da avaliação da dureza e ductilidade. Na terceira parte (3.3) foram descritos a partir dos relatórios os dados da avaliação metalográfica. Na quarta parte (3.4) foi avaliado o desgaste dos materiais. Na quinta parte (3.5) foi analisado a corrosão. No quarto tópico (4) o autor traz sua conclusão sobre seu trabalho. Finalmente no quinto tópico (5) esta seus agradecimentos. E por último na sexta parte (6) estão as referências do estudo.  

Na primeira parte (1 introdução) descreve da tecnologia de aspersão térmica permite a aplicação sobre diversos materiais e espessuras distintas. Esses materiais têm características únicas distintas como ponto de fusão, dilatação térmica e compatibilidade química. Revestimentos produzidos por aspersão térmica têm grande importância em aplicações que exigem elevada resistência ao desgaste e à corrosão, principalmente nas indústrias de vanguarda, como aeroespacial, aeronáutica, automobilística e eletroeletrônica.

Um dos métodos mais tradicionais de aspersão térmica é o flame spray, que usa a energia química de combustão de um gás combustível em oxigênio como fonte de aquecimento para fundir o material de revestimento.

No item a seguir (2 materiais e métodos) foram descritos os materiais e métodos utilizados nesse estudo. Os materiais utilizados foram na forma de pó, como: o polímero poli-éter-éter-cetona- PEEK e poliamida 12 ou PA 12. Amostras de aço carbono AISI 1020, como dimensões de 100 x 50 mm x 5 mm, foram utilizados como substratos. Foram utilizados um medidor de espessura e um rugosímetro, logo em seguida foram feitos testes de dobramento para a verificação de trincas, ensaios de dureza e medições de micro dureza. As amostras também foram preparadas para a avaliação metalográfica, sendo assim efetuadas analises por microscopia ótica, onde duas amostras de cada um dos revestimentos foram preparadas para o ensaio de imersão.

Em busca de resultados e discussões, levaram no tópico três (3) a executarem os testes divididos em 05 partes abaixo descritas:

Na parte (3.1 Analise térmica) o autor realiza a analise térmica, monitorada em função do tempo e temperatura, enquanto a temperatura da amostra, sob uma atmosfera, é submetida a uma programação controlada sendo assim possível analisar as propriedades físicas e químicas. Dentre as principais analises térmicas, estão a termogravimetria (TGA), que mede mudanças de massa devido à interação com a atmosfera, vaporização e decomposição, e a Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), que acompanha processos físicos e químicos envolvendo variação de energia.

Na parte (3.2 Avaliação da dureza e ductilidade) os resultados mostram que os ensaios de dobramento mostraram que as amostras não apresentaram trincas ou defeitos similares, isso mostrou que os polímeros levaram uma boa ductibilidade. Onde os dois materiais analisados durante o processo, mostro que existe uma diferença muita pequena no micro dureza entre ambos.

Na parte (3.3 Avaliação metalográfica) mostra que os revestimentos obtidos apresentaram espessura entre 400 e 500 µm, em média. Onde no PA 12 é possível verificar a interface da amostra, poros existentes e espessura. Vale ressaltar que o autor não realizou medidas de aderência, sendo as mesmas observações realizadas por analise visual das amostras e por microscopia ótica e eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com