TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS LOGÍSTICOS ASSOCIADOS

Casos: CUSTOS LOGÍSTICOS ASSOCIADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Gestão de Custos Logísticos

“Custos Logísticos Associados”

Prof. Edmilson Zaratin

Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Gestão de Custos Logísticos para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a Orientação da Professora – Tutora Presencial – Maria Luiza Mendonça.

Paraty/RJ

Junho de 2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO. 3

2.CUSTOS LOGÍSTICOS ASSOCIADOS. 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 9

1. INTRODUÇÃO.

O objetivo deste trabalho é descrever as técnicas, métodos de custos de armazenagem e a importância da estocagem dentro do armazém, assim como também mostrar os principais custos de equipamentos de movimentação mais utilizados em um centro de distribuição.

A natureza das mercadorias a serem armazenadas orientará o tipo de armazém que se fará necessário e as devidas adequações.

Os equipamentos de movimentação, equipamentos e a escolha do transporte, são muito importantes para os profissionais determinarem os custos da armazenagem, utilizando as técnicas para manter a boa organização dentro de um armazém visando à ampla proteção de toda a mercadoria estocada num depósito, além de solucionar problemas ocasionais trazendo melhor suporte pelo uso das técnicas e equipamentos.

Os itens que compõem os custos de armazenagem e movimentação de todo o processo logístico da organização são os custos fixos das instalações, que são aqueles que não sofrem alterações de valores em caso de aumento ou diminuição da produção, e o custo ou despesa variável, que são aqueles que variam de acordo com o nível de produção ou atividades, seus valores dependem do volume produzido ou de vendas efetivado num determinado período.

As técnicas de armazenagem e os equipamentos de movimentação são importantes para manter um equilíbrio entre o fluxo de mercadorias e o espaço físico do depósito, desde o modo como são manuseados até a locomoção das mercadorias.

As embalagens também são muito importantes nos custos logísticos e na avaliação de resultados dos custos das empresas.

2. CUSTOS LOGÍSTICOS ASSOCIADOS

2.1 - Custos de Armazenagem e Movimentação

Os objetivos de custos de armazenagem são maximizar o uso dos espaços; facilitar o acesso aos itens do depósito; proteger e abrigar os materiais; facilitar a movimentação interna do depósito; maximizar a utilização de mão - de - obra e equipamentos.

Os princípios de custos de armazenagem são: planejamento, a flexibilidade operacional, a simplificação, a integração, a otimização do espaço físico, Otimização de equipamento e mão de obra, verticalização, mecanização, automação, controle, segurança, e preço.

Custo de movimentação consiste no transporte a curta distância que ocorre no interior ou em torno de uma edificação. Os objetivos dos custos de movimentação são: a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica; o transporte de material em processamento, e proteger e abrigar os materiais.

Os princípios da movimentação de materiais são: o planejamento, sistema integrado, fluxo de materiais, simplificação, gravidade, utilização dos espaços, tamanho da carga, segurança, mecanização – automação, seleção de equipamento, padronização, flexibilidade, peso morto, tempo ocioso, movimentação, manutenção, obsolescência, controle, capacidade, e desempenho.

As operações de armazenagem são muito importantes como equilíbrio da demanda de produção, e garantir a continuidade à cadeia de suprimentos, agregando valor na oferta de serviços diferenciados aos clientes.

Durante as fases do processo logístico, o armazenamento possibilita a constituição de inventário, obtendo assim, economias no transporte e na produção, descontos de quantidade, e mantendo a fonte de abastecimento, constituídos por matérias-primas, componentes e peças, produtos acabados, e produtos em vias de fabricação.

A administração de armazéns pode ser: - privada, onde são operados pela empresa proprietária dos produtos e das instalações, com isso, tendo possibilidade de um maior controle, da flexibilidade, do custo e outras vantagens intangíveis, pois a administração tem autoridade para priorizar atividades, conforme as exigências dos clientes de um produto específico; - públicos são utilizados em sistema logísticos, com potencial de oferecer conhecimentos específicos em operações e gestão de armazéns; - contratados, mediante instrumento legal contratual de médio e longo prazo, é uma administração independente que presta serviços logísticos de armazenagem com exclusividade para um ou mais clientes.

2.2 - Custos Logísticos dos Modais de Transportes

Nos custos logísticos, os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos, a escolha de cada modal depende da necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico.

O transporte das mercadorias é realizado por transportadoras externas, que disponibilizam tipos diversos de caminhões, categorizados em classes diferentes, conforme a capacidade média de carga e do custo negociado com a empresa em função da distância percorrida e da duração das viagens.

As dificuldades de identificação e apuração dos custos logísticos nos modais de transporte de carga envolvem muitos outros gastos com o frete do fornecedor para a empresa, da empresa para o cliente, dependendo da modalidade (rodoviário, ferroviário, aéreo, cabotagem e hidroviário), o que são essenciais nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com