TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Continental ContiTech - Analise De Custos Da Empresa

Casos: Continental ContiTech - Analise De Custos Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2012  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  1.787 Visualizações

Página 1 de 8

Continental ContiTech

A empresa que vamos analisar é a divisão de correias da Continental ContiTech no Brasil, que produz tecnologia de borracha, sendo parceira não só no Brasil, mas também em outros países no desenvolvimento da indústria automobilística.

Sua sede está instalada em Hannover, Alemanha, porém as unidades operacionais possuem liderança descentralizada, as quais assumem plena responsabilidade pelos seus resultados obtidos.

O mercado de correias no Brasil se divide em 2 mercados, original e aftermarket, sendo que o processo produtivo não é o mesmo para para ambos, o material usado e a forma como que é tratado o processo para cada um é diferente. Sendo assim, para estrutura de custos e resultados, a Continental ContiTech correias divide os dois mercados como produtos diferentes, correias dentadas e correias multi V, e analisa o resultado final de forma independente para que seja possível ter uma análise mais profunda do retorno obtido em cada um dos mercados. Portanto para a aplicação da matéria de custos, os mesmo serão analisados por mercado.

Estrutura de cada mercado:

Original: O mercado original é constituído pelas montadoras VW, GM, PSA, FIAT, FORD etc, sendo assim possuem um alto nível de exigência na qualidade, desenvolvimento tecnológico e redução de custos, sendo assim o processo produtivo para esse mercado é mais detalhado e a exigência para o produto final é maior, causando em alguns casos mais demora no processo produtivo. O potencial desse mercado para 2011 é previsto por 3,6 milhoes de veículos, ou seja, em média 7,2 milhões de correias.

Do total de negócios que a unidade possui, 99% das peças são fabricadas no Brasil, sendo que em poucos casos as correias são importadas, visto que em alguns negócios de pouco volume o investimento em ferramental para produção é inviável e como o negócio pode representar novas oportunidades, é refeita a revenda da correia importada de pólos produtivos.

Lembrando que negócios conseguidos pelo mercado original impulsionam a venda da marca ContiTech para o mercado de reposição, pois o mercado sabe quem é o fornecedor para as montadoras.

Aftermarket: Para o aftermarket o potencial chega em 64 milhões de veículos, ou seja, todos aqueles que circulam pelo país, sendo que o canal de venda se faz através de representantes, os quais vendem as autopeças, mecânicas etc. O mercado consumidor para esse mercado é menos exigente, o que aumenta métodos produtivos, bem como materiais com menor desempenho, comparados ao exigido pelas montadoras.

Como a prioridade da empresa é atender ao mercado original, a grande maioria dos produtos oferecidos para mercado brasileiro Brasil são importadas, produzindo apenas 30% de sua cartela de no Brasil, visto que hoje a capacidade produtiva não é suficiente para atender aos dois mercados.

Avaliação de estoque

A empresa analisada utiliza como método de avaliação de estoque o PEPS(Primeiro que entra é o primeiro que sai), visto que para produzir as correias é necessário que o composto de borracha seja misturado por uma empresa terceira e após essa mistura o material deve ser transformado em produto final em pouco tempo, para que seja mantida a performance espera pelos principais clientes como alta durabilidade e resistência a maiores faixas de temperaturas. Sendo assim o PEPS é adotado pois além de evitar possíveis prejuízos por perda de matéria prima, também passa uma visão mais real dos custos incorridos em cada operação.

A compra geralmente é feita 3 vezes no mês, sendo que os valores explorados abaixo são somente referente, pois os mesmo não podem ser divulgados.

O período que será analisado será o mês de Março de 2011.

*As correias produzidas em estoque de cada dia representam o total dos dois produtos, para analisarmos o estoque a quantidade será dividida em 2 para ter o total de cada produto.

 Preço de venda:

Preço para correia dentada : 25,00 reais

Preço para correia multi V: 23,00 reais

 Vendas no mês

Resultado:

Custeio por absorção

O custeio por absorção pode ser definido como a apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) que resultam do uso de recursos para a produção de produtos elaborados. Os gastos para fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

O sistema de custeio por absorção pode ser com ou sem departamentalização.

Será avaliado inicialmente o custeio sem departamentalização.

O primeiro passo é a separação entre custos e despesas:

- Comissões dos vendedores: 95.000 – despesa de vendas

- Salarios de Fábrica: 175.000 - custo

- Matéria prima consumida: 209.000: custo – pode ser dividida em:

• Composto de borracha consumido – 28.000

• Tecido consumido – 94.000

• Flocos consumidos – 20.000

• Cordonel consumido – 68000

- Salários da Administração: 76.000 - despesa

- Depreciação na Fabrica: 75.000 - custo

- seguros da fábrica: 20.000 - custo

- despesas financeiras: 43.000 – despesas financeiras

- Honorarios da diretoria: 20.000 – despesas administrativas

- Energia elétrica Fabrica: 62.000 - custo

- Manutenção da fabrica: 30.000 - custo

- Despesas de entrega: 58.000 – despesa de venda

- correios e telefones– 15.000 – despesa administrativa

- Material de escritório – 3.000 – despesa administrativa

Gastos totais do periodo: 881.000

Deve-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com