TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos Coaxial

Pesquisas Acadêmicas: Cabos Coaxial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

CARACTERISTICA

Temos quatro elementos que constituem um cabo coaxial: condutor,isolação condutor externo e capa

Condutor

Quando formado por cobre nu deve ser composto por cobre eletrolítico, de alta pureza. Isto significa baixa resistência ohmica, o que é desejável dentro das dimensões para o qual o cabo é projetado.

Quando formado por condutor central de aço cobreado a relevância se volta para o correto diâmetro do mesmo, pois quanto menor o diâmetro maior a resistência ôhmica do condutor.

Sua função consiste em transmitir sinais eletromagnéticos isolando deste modo o condutor interior de interferências, o ou seja, frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.

ISOLAÇÃO

Tem função de isolação entre o condutor interno e externo, porém esta é uma visão simplificada do que acontece na transmissão de um sinal pois devemos lembrar que o "sinal" não é formado apenas pela corrente elétrica que ocorre devido a aplicação de um determinado nível de tensão nos condutores interno e externo, mas também pelo campo elétrico e magnético que se estabelece na isolação em função desta corrente e nível de tensão. Portanto este meio a qual chamamos simplesmente de isolação tem grande importância na qualificação de um cabo coaxial.

CONDUTOR EXTERNO

O condutor externo dos cabos coaxiais tem função elétrica tanto na transmissão do sinal como também na blindagem do cabo. Ela não tem função apenas de isolação eletromagnética com o meio ambiente mas também tem função relevante na condução do sinal pois da mesma forma que no condutor interno, temos passagem de corrente elétrica nesta blindagem. Quanto mais fechada for, mais cobre foi utilizada em sua fabricação, menor será sua resistência ohmica e maior sua imunidade a ruídos, este aliás é um dos motivos pela qual não podemos dispensar a malha de cobre nos cabos que utilizam fita de poliéster aluminizada que apesar de aumentarem a blindagem do cabo tem resistência elétrica elevada. Estas fitas recobrem completamente o cabo, são flexíveis, práticas e quando utilizadas com a malha de cobre formam um par de componentes excelentes no que diz respeito tanto na condução quanto na blindagem do sinal.

CAPA

A capa tem função de proteção do cabo e sua função é apenas isolar o meio de transmissão do ambiente externo. As capas mais comuns são formadas por PVCs ou polietileno. Também encontramos as linhas anti-chamas para estes dois produtos também devemos observar na espessura da capa pois dependendo do ambiente a ser implantado a capa pode ser danificada e a malha ficar exposta causando perda do sinal .

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

-A largura da banda (400 a 600 Mhz)

-Pode ser Facilmente partilhado

-Muito menos susceptível a interferências elétricas.

Desvantagens

-Necessita manter a impedância constante, através de terminadores.

-Se o cano quebrar, ou o T de interligação estiver com mal contato, a rede a partir do pinto falho irá parar.

-Blindagem feita com a malha do cabo, que deverá estar aterrada em todos os terminais, ocasionando diferentes potencias elétricos. A blindagem acaba funcionando como uma antena captando ruído de radio frequência.

-Se esta blindagem for aterrada em um ponto de edifício, e em outro ponto a 100 m do primeiro ponto, com certeza esta blindagem terá potenciais diferentes, ocasionando correntes elétricas pela malha entre os micros.

-É um cabo muito pesado e de difícil de instalação.

TIPOS

COAXIAL GROSSO

O cabo coaxial grosso, também conhecido como cabo coaxial de banda larga ou 10Base5, é utilizado para transmissão analógica. O cabo coaxial grosso, possui uma blindagem geralmente de cor amarela. Seu diâmetro externo é de aproximadamente 0,4 polegadas ou 9,8 mm.

Em redes locais, o cabo é utilizado fazendo uma divisão da banda em dois canais ou caminhos :

caminho de transmissão ( Inbound);

caminho de recepção (Outbound).

As principais características de redes locais com cabo coaxial de banda larga são as seguintes :

aplicação em redes locais com integração de serviços de dados, voz e imagens;

redes locais de automação de escritórios com integração de serviços.

Uma diferença fundamental entre os cabos coaxiais de banda base e banda larga é que sistemas em banda larga necessitam de amplificadores analógicos para amplificar periodicamente o sinal. Esses amplificadores só transmitem o sinal em um sentido; assim, um computador enviando um pacote não será capaz de alcançar os computadores a montante dele, se houver um amplificador entre eles. Para contornar este problema, foram desenvolvidos dois tipos de sistemas em banda larga : com cabo duplo e com cabo único.

Sistemas com cabo duplo possuem dois cabos idênticos dispostos em paralelo. Todos os computadores transmitem no cabo 1 e recebem no cabo 2.

Sistemas com cabo único é alocado bandas diferentes de frequência para comunicação, entrando e saindo por um único cabo.

COAXIAL FINO

O cabo coaxial fino, também conhecido como cabo coaxial banda base ou 10Base2, é utilizado para transmissão digital e possui impedância característica geralmente de Zo=50 ohms. É o meio mais largamente empregado em redes locais.

Em uma rede local com cabo coaxial, em uma topologia barra multiponto, todas as pontas do cabo (barra) devem estar terminadas com uma impedância igual a Zo.

As principais características de cabos coaxiais do tipo banda base, de impedância característica de Zo=50 ohms, utilizados em redes locais são :

distância máxima : 185 metros;

transmissão em banda base, código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com