TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos De Rede

Trabalho Escolar: Cabos De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Cabo de redes de computadores

Um quesito muito importante para o funcionamento da rede são os cabos, quando não se tratando de redes sem fio. Afinal, eles são responsáveis pela transmissão de dados, sejam eles referentes à internet, transferência de arquivos entre estações ou ainda ao compartilhamento de impressoras ou algum outro periférico.

Por possuírem tal importância, deve-se ficar atento para que os cabos estejam corretamente arrumados. Para tanto, é necessário que se dê a devida atenção a alguns itens, que vão desde o tamanho máximo que esses cabos podem ter até o modo que seus plugues serão crimpados.

• Ferramentas utilizadas para montagem dos Cabos de Rede

 Alicate de crimpagem;

 Conectores RJ-45 (um para cada ponta do cabo);

 Cabo de Rede (também chamado de Cabo de Par Trançado ou Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair – falando de modo mais técnico, o modelo mais utilizado é o UTP CAT 5).

• Cuidados na montagem do cabo de rede

Existem alguns detalhes que devem ser levados em conta além das ferramentas, como o tamanho do cabo, que não deve passar de 100 metros; o tamanho mínimo aconselhado é de 30 cm.

Há mais de um modo de crimpar a ponta dos cabos, inclusive um que dispensa o uso de HUB/Switch, chamado de Crossover ou Cabo Cruzado.

É bom não deixar o cabo de rede junto a cabos de energia elétrica, como pode acontecer quando se usam canaletas para a instalação, pois os de energia podem gerar uma interferência eletromagnética na transmissão de dados do cabo de rede.

É aconselhável que não seja feito o reaproveitamento de cabos de rede, pois, quando se faz força para retirar o cabo do local onde ele se encontrava, pode ocorrer a quebra dos fios internos, comprometendo o funcionamento do cabo.

• Padrão dos cabos de rede

Existem dois padrões mais utilizados: eles são conhecidos como EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B. Ambos funcionam perfeitamente.

Os padrões são dessa forma, pois foram os melhores modos encontrados para que houvesse o mínimo possível de interferência eletromagnética no cabo, seja esta externa ou gerada pelo próprio cabo, e é justamente por isso que os pares são trançados entre si.

• Categorias dos cabos

Existem ainda dois tipos de cabo: os cabos diretos e os cabos crossover. Nos diretos, ambas as pontas são feitas utilizando o mesmo padrão, enquanto nos crossover uma ponta utiliza o padrão EIA/TIA 568A e outra o EIA/TIA 568B.

Cabo direto

Os cabos diretos são utilizados para interligar computadores e HUBs/Switchs. Nestes cabos, as pontas devem ser exatamente iguais, pois, caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com