TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabos de rede

Seminário: Cabos de rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 11

Cabeamento de Rede

Nesta aula iremos estudar alguns meios físicos de transmissão guiados, veremos algmas definições dos principais tipos de cabos, sua construção, recursos e operação, de maneira a determinar o melhor tipo de cabeamento para qualquer situação de utilização de rede. Além disso, iremos confeccionar um path cord, conectorizando RJ45s machos e fêmeas em cabos par trançados categorias 5 e 6. Apresentaremos também testadores de cabos par trançado, fibra ópticas, cabos coaxiais utilizados pelas operadoras de TV a cabo e um cabo multipares utilizados apra telefonia e cabeamento estruturado de rede.

Objetivos

• Definição de termos relacionados ao cabeamento tais como, blindagem, diafonia e atenuação;

• Identificação dos principais tipos de cabeamento de rede;

• Distinção de transmissão de banda base e banda larga;

• Determinação do tipo de cabeamento e hardware de conexão para ambientes de rede específicos.

Principais tipos de cabo e conectores

Há diversos tipos de cabos que podem atender às várias necessidades e tamanhos de redes, de pequenas a grandes.

Cabeamento pode ser um assunto complexo. A Belden, importante fabricante de cabos, publica um catálogo que lista mais de 2.200 tipos. Felizmente, apenas três principais grupos de cabos são usados nas conexões da maioria das redes:

• Coaxial (fino e grosso);

• Par trançado (blindado e não blindado)

• Fibra óptica (mono e multi-modo)

A compreensão das diferenças o ajudará a determinar quando utilizar cada tipo.

Cabo Coaxial

Em certa época, cabo coaxial era o tipo de cabeamento de rede mais amplamente utilizado. Havia várias razões para a ampla utilização do cabo coaxial. Era relativamente barato, leve, flexível e fácil de manipular. A utilização era tão comum que sua instalação tornou-se segura e fácil de ser suportada.

Em sua forma mais simples, o cabo coaxial é constituído por um núcleo de cobre sólido cercado por um isolante, uma blindagem de malha metálica e uma cobertura externa. Uma camada de folha isolante e outra camada de blindagem de malha metálica constituem o que se chama de blindagem dupla. Contudo, para ambientes sujeitos a interferências mais altas, está disponível a blindagem quádrupla. Esta é constituída por duas camadas de folha isolante e duas camadas de blindagem de malha metálica.

Define-se a blindagem como a malha metálica (ou de outro material) entrelaçada ou retorcida que cerca alguns tipos de cabos. A blindagem protege os dados transmitidos, absorvendo sinais eletrônicos dispersos, chamados de ruídos, para que não cheguem ao cabo e distorçam os dados.

O núcleo de um cabo coaxial transporta os sinais eletrônicos que constituem os dados. Esse núcleo do cabo pode ser sólido ou trançado. Se o núcleo for sólido, geralmente será de cobre. O núcleo é cercado por uma camada isolante que o separa da malha de fio. A malha de fio trançada funciona como um fio terra e protege o núcleo contra ruídos elétricos e diafonia. Diafonia é o transbordamento de sinal de um fio adjacente. O núcleo condutor e a malha de fio sempre devem estar separados entre si. Se entrarem em contato, o cabo estará sujeito a um curto-circuito e ruídos ou sinais dispersos da malha fluirão para o fio de cobre. Isso destruirá os dados.

O cabo inteiro é cercado por uma blindagem externa não condutora, geralmente de borracha, Teflon ou plástico. O cabo coaxial é mais resistente à interferência e atenuação que o cabo de par trançado. Atenuação é a perda de intensidade de sinal que começa a ocorrer conforme o sinal viaja ao longo de um cabo de cobre.

Há dois tipos de cabos coaxiais:

• Fino (thinnet)

• Grosso (thicknet)

O tipo que você selecionar depende da necessidade da sua rede específica.

Thinnet, Cabo Fino ou 10Base2

O thinnet é um cabo coaxial flexível de cerca de 0,63 cm de espessura. Por ser flexível e fácil de manipular, este tipo de cabo coaxial pode ser utilizado em quase todos os tipos de instalação de rede. As redes que utilizam o thinnet conectam o cabo diretamente a uma placa adaptadora de rede do computador. O cabo coaxial thinnet pode transportar um sinal por até aproximadamente 185 metros, antes de o sinal começar a sofrer atenuação.

Os fabricantes de cabo chegaram a um consenso sobre algumas designações para tipos de cabos diferentes. O thinnet está incluído em um grupo citado como família RG-58 e tem uma impedância de 50 ohm. A impedância é a resistência, medidas em ohms, para a corrente alternada que flui em um fio. A principal diferença da família RG-58 é o núcleo central de cobre. Este pode ser um núcleo de trançado ou de cobre sólido.

Thicknet, Cabo Grosso ou 10Base5

O thicknet é um cabo coaxial relativamente rígido, com cerca de 1,25 cm de diâmetro. Às vezes é chamado de Ethernet padrão porque foi o primeiro tipo de cabo utilizado com a arquitetura de rede bastante conhecida, Ethernet. O núcleo de cobre é mais espesso do que um thinnet.

Figura 2.2: Transceptor do cabo thicknet com detalhe de um conector vampiro

Quanto mais espesso for o núcleo de cobre, para mais longe o cabo poderá transportar os sinais. Isso significa que o thicknet pode transportar sinais para mais longe que o thinnet. O thicknet pode transportar um sinal por 500 metros. Portanto, devido à capacidade do thicknet para suportar transferência de dados ao longo de maiores distâncias, algumas vezes ele é mais utilizado como backbone, para a conexão de várias redes menores baseadas em thinnet. Um dispositivo transceptor conecta o cabo coaxial thinnet ao cabo coaxial thicknet maior.

Hardware da conexão coaxial

Tanto o thinnet como o thicknet utilizam o componente de conexão conhecido como conector naval britânico (BNC, British Naval Connector) para a conexão entre o cabo e os computadores. Há vários componentes importantes na família BNC, inclusive os seguintes:

• Cabo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com