TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadastre-se! Entre Contate-nos Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos De Livros, Dissertações Trabalhos Gratuitos Ciências / Oxirredução Oxirredução Casos: Oxirredução Buscar 155.000+ Trabalhos E Grátis Artigos Enviado Por: Carolc

Artigo: Cadastre-se! Entre Contate-nos Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos De Livros, Dissertações Trabalhos Gratuitos Ciências / Oxirredução Oxirredução Casos: Oxirredução Buscar 155.000+ Trabalhos E Grátis Artigos Enviado Por: Carolc. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Ciências / Oxirredução

Oxirredução

Casos: Oxirredução

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: carolcunha 26 novembro 2014

Tags:

Palavras: 989 | Páginas: 4

Visualizações: 4

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução. Isso porque quando uma espécie química perde elétrons, diz-se que ela sofreu uma oxidação, enquanto quando se ganha um ou mais elétrons, a espécie química sofreu uma redução.

A redução e a oxidação são processos contrários que ocorrem simultaneamente em uma única reação química. O estudo desse tipo de reação abre um enorme campo de pesquisas com grande importância para a Bioquímica, para a Eletroquímica, para estudos sobre poluição e também para a área de química industrial.

As reações de oxirredução estão presentes nas mais diversas situações de nosso dia a dia, tais como nas indústrias siderúrgicas, nos processos de respiração e na fotossíntese, nas pilhas e baterias usadas nos equipamentos elétricos, nos processos de corrosão, como o enferrujamento, entre outros.

Veja nesta seção os vários aspectos dessas transformações químicas e bioquímicas, que envolvem a mudança na quantidade de elétrons dos átomos das substâncias participantes das reações de oxidorredução.

O balanceamento de uma equação de oxirredução se baseia na igualdade do número de elétrons cedidos com o número de elétrons recebidos. Um método simples de se realizar esse balanceamento é dado pelos passos a seguir:

Passos para a realização do balanceamento por oxirredução

Vejamos na prática como aplicar esses passos, por meio do seguinte exemplo:

Reação entre uma solução aquosa de permanganato de potássio e ácido clorídrico:

KMnO4 + HCl → KCl + MnCl2 + Cl2 + H2O

*1º passo: Determinar os números de oxidação:

Esse passo é importante porque normalmente não conseguimos visualizar rapidamente quais são as espécies que sofrem oxidação e redução.

+1 +7 -2 +1 -1 +1 -1 +2 -1 0 +1 -2

KMnO4 + HCl → KCl + MnCl2 + Cl2 + H2O

*2º passo: Determinação da variação da oxidação e da redução:

Ba

Clique e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com