TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Came Lumia 1020

Dissertações: Came Lumia 1020. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

udo o que você precisa saber sobre a câmera do novo smartphone da Nokia

Enviar

Paulo Higa

16 semanas atrás

nokia-lumia-1020-como-funciona-abre

Como esperado, a Nokia anunciou o Lumia 1020, um Windows Phone com câmera de 41 MP que promete tirar belas fotos, com nível de detalhamento muito acima dos concorrentes. E isso não apenas em condições favoráveis de iluminação: algumas características do Lumia 1020 fazem com que ele tenha potencial para capturar imagens com baixo nível de ruídos e sem borrões mesmo durante a noite.

Mas para que servem tantos megapixels numa câmera de celular?

Como funciona o tal do oversampling

A ideia não é apenas tirar fotos enormes ou impressionar com um número gigante. Na verdade, a maioria das vantagens da câmera do Lumia 1020 está baseada numa técnica chamada oversampling. Sabe a interpolação, aquela mágica que faz a Tekpix com sensor precário de 5 MP gerar fotos embaçadas de 12 MP? Oversampling é basicamente isso, só que ao contrário.

No caso do Lumia 1020, o processo de oversampling combina grupos de sete pixels em um “super-pixel”, que mantém praticamente todos os detalhes da imagem, mas filtra o ruído. Na prática, isso significa que as fotos originais de 38 MP (7136×5360 pixels, em formato 4:3) ou 34 MP (7712×4352 pixels, em formato 16:9) são reduzidas para uma imagem de 5 MP com alto nível de detalhamento.

Foto de 5 MP comum (à esquerda) e uma foto de 5 MP gerada a partir de oversampling (à direita)

Foto de 5 MP comum (à esquerda) e uma foto de 5 MP gerada a partir de oversampling (à direita)

Com oversampling, é claro que as fotos de 5 MP tiradas pelo Lumia 1020 serão mais nítidas e detalhadas do que se fossem capturadas por uma câmera com sensor de apenas 5 MP. Mas por que a Nokia escolheu essa resolução? A finlandesa diz que 5 MP é um bom tamanho para que a foto seja facilmente compartilhada e também impressa numa folha de papel A3. Além disso, há outra característica importante: o zoom.

Zoom mantendo a definição da imagem

Você deve saber que o zoom óptico é muito superior ao digital. Enquanto o primeiro amplia verdadeiramente a imagem, usando o sistema de lentes da câmera, o segundo é apenas um processamento por software, que consiste em esticar a foto e depois cortá-la, algo que você poderia fazer sozinho até mesmo no Paint. Esse processo do zoom digital prejudica a nitidez da foto.

Como os smartphones precisam ser compactos, as fabricantes não colocam zoom óptico em seus aparelhos para que eles não fiquem muito espessos ou tenham formato bizarro. Mas o Lumia 1020 tem sensor de 41 MP, então ele não precisa esticar a imagem para gerar uma foto de 5 MP com zoom até certo ponto. Isso é mais vantajoso na hora de filmar: 1080p ou 720p são bem menores que 41 MP, o que permite ampliar um objeto sem perder definição.

nokia-lumia-1020-zoom

Ao tirar uma foto de 5 MP, é possível dar zoom de até 3x no Lumia 1020 sem prejudicar a qualidade da imagem. O valor chega a 4x durante a gravação de vídeo em 1080p ou 6x quando o filme possuir resolução de 720p. Você até pode ampliar mais que isso, mas começará a perder definição de imagem, o que não é muito vantajoso.

Pixels demais podem causar problemas

Um dos problemas de colocar muitos megapixels em um sensor de imagem é que a interferência eletromagnética fica maior, o que inevitavelmente aumenta o ruído. Diferentemente das telas, quanto menor for a densidade de pixels do sensor de imagem, melhor. Em favor do baixo ruído, a HTC colocou um sensor de apenas 4 MP no HTC One, por exemplo.

Para minimizar o problema do ruído, o sensor do Lumia 1020 possui tamanho de 1/1,5 polegada, que é de três a cinco vezes maior que os usados nos smartphones concorrentes, segundo a Nokia. Obviamente, ele é bem menor que um sensor APS-C da maioria das DSLRs, mas é maior que o de qualquer câmera compacta voltada para o usuário médio – ou seja, desconsiderando câmeras de nicho, como as linhas Sony RX, Fujifilm X e Ricoh GR.

Com um sensor de imagem fisicamente maior, a Nokia consegue manter boa densidade de pixels no Lumia 1020, além de contar com a ajuda do oversampling (olha ele de novo!) para reduzir o ruído nas fotos de 5 MP.

O desafio de tirar fotos noturnas

Qualquer câmera consegue (ou pelo menos deveria) tirar fotos boas quando as condições de iluminação são favoráveis. O mesmo não acontece em ambientes escuros. As câmeras precisam captar luz para registrar uma foto; quando não há luz suficiente, é necessário fazer alguns ajustes que podem acabar prejudicando a qualidade da foto. Se você entende de teoria de fotografia, pode pular para o final. Caso contrário, fique aqui!

O Lumia 1020 tem seis lentes Carl Zeiss, sendo cinco de plástico e uma de vidro

O Lumia 1020 tem seis lentes Carl Zeiss, sendo cinco de plástico e uma de vidro

Em uma câmera DSLR, ou alguma que permita configurações manuais, o primeiro ajuste a se fazer ao tirar uma foto em ambiente com pouca iluminação é aumentar a abertura da lente. Quanto maior a abertura, mais luz chega ao sensor.

Se a abertura máxima da lente não for suficiente, é necessário deixar o tempo de exposição mais longo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com