TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORLEIR CAMELI: A TRAJETÓRIA DO POLÍTICO QUE TRANSFORMOU O ACRE

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

ORLEIR CAMELI: A TRAJETÓRIA DO POLÍTICO QUE TRANSFORMOU O ACRE.

Erivania Meneses de Castro[1]

Lays Dyllyan da Silva Meireles Lourenço[2]

RESUMO

Orleir Cameli foi o divisor de águas do Estado do Acre. Natural da cidade de Cruzeiro do Sul tornou-se empresário e, posteriormente, foi eleito prefeito de sua cidade e governador do Acre, logo depois. Sua gestão impulsionou o desenvolvimento do estado; entre os projetos, muito modernos para a época, incluiu-se pavimentação de estradas e construção de pontes, o que promoveu a interligação de todo o Acre. Os quatro anos que governou foram tempo o suficiente para imortalizar seu mandato na lembrança da população acreana. Dedicou-se à família e aos negócios até seus últimos dias de vida, quando faleceu em decorrência de um câncer no intestino.

Palavras-chave: Orleir Cameli, Cruzeiro do Sul, Acre.

ABSTRACT

Orleir Cameli was a watershed in the State of Acre. Born in the town of Cruzeiro do Sul, he became an entrepreneur, was elected the mayor of his hometown and the governor of the State of Acre soon after. His management boomed the state's development . Among his works, all of them so modern for that time, he paved many roads and built many bridges, achievements that promoted the interconnection all through the state. The four years in which he governed upon that state were the enough time for him to immortalize his management in through the Acrean population. He was quite dedicated to his family and businesses until his final days, when he died from an intestine cancer.

Keywords: Orleir Cameli, Cruzeiro do Sul, Acre.

INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se a apresentar sobre a biografia de Orleir Cameli, empresário e uma das maiores referências políticas do Acre. Cameli foi ex-prefeito da cidade de Cruzeiro do Sul e ex-governador do estado do Acre, não media esforços para ajudar pessoas carentes e sempre lutava pelo desenvolvimento do estado. Seu mandato foi marcado por grandes mudanças e por interligar o estado, com o asfaltamento da BR 317, que liga Rio Branco à Brasiléia, e da BR 364, que liga Rio Branco à Sena Madureira.

BIOGRAFIA

Orleir Messias Cameli nasceu no dia 16 de Março de 1949, no seringal Belo Horizonte, localizado no município de Cruzeiro do Sul. Passou a maior parte de sua infância no seringal Triunfo, morando com os seus pais Marmud Ferreira Cameli e Maria do Patrocínio Messias Cameli; e os seus irmãos Chiquinho e Eládio Cameli. Orleir desde pequeno se destacava na escola, ele era o primeiro da classe em matemática, de acordo com a sua professora Maria Lima de Souza.

Na sua adolescência, começou a trabalhar carregando borracha nas costas e transportando madeira, juntamente com o seu pai e irmãos. A exportação de madeira, naquela época, gerava muitos lucros e Cameli viu a oportunidade de se consolidar como empresário.

Em 1978, depois de demasiado esforço, ele fundou a firma Marmud Cameli, junto com os seus irmãos, e ampliou os seus negócios no ramo de beneficiamento de madeira, construção civil e importação de cimento do Peru.

Casou-se três vezes, dos quais teve oito filhos: James, Erasmo, Orleilson, Orleir Filho, Nizia, Claire, Elen e Linker Cameli. Seus filhos lhe deram dezesseis netos. A esposa com a qual viveu até os seus últimos dias, foi a dona Beatriz Cameli.

        Em 1992 recebe o convite para se candidatar a prefeito de Cruzeiro do Sul, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Orleir aceita o convite e vence as eleições para a prefeitura da cidade, onde permanece no cargo por apenas 15 meses. Durante esse pouco tempo, sua gestão foi marcada por urbanizar ainda mais a capital do Vale do Juruá.

        Executou obras relevantes como a canalização do igarapé que corre diante da Catedral de Nossa Senhora da Glória, saneando o centro da cidade. Construiu ciclovias e praças, além de creches e escolas. Pavimentou mais de 60 quilômetros em todos os bairros da cidade. Oportunizou a capacitação para profissionais da educação, como também investiu na zona rural do município, estimulando a produção dos pequenos agricultores. E fez melhorias na saúde pública, equipando os centros de atendimento à população com as máquinas mais modernas da época. Esses grandes feitos como parlamentarista, tornou-o conhecido em todo o estado.

Cameli deixou o executivo municipal para se candidatar ao governo do Acre em 1994, filiando-se ao Partido Progressista Renovador (PPR). O seu bom mandato como prefeito, propiciou na vitória das eleições como governador, onde derrotou Flaviano Flávio Batista de Melo, filiado ao PMDB, no segundo turno.

Em 1995 assume o cargo de governador do estado, no Palácio Rio Branco, na capital do Acre, onde governaria até 1999.

[3][pic 1]   [4][pic 2]

Orleir administrou o Acre com poucos recursos, o seu primeiro ano de governo foi marcado por dificuldades, mas apesar dos contratempos, conseguiu realizar o crescimento do estado.

Ele foi responsável pela reforma do Hospital de Base de Rio Branco; e pela construção do Pronto Socorro de Rio Branco, Fundação Hospitalar do Acre, a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Unidade de Hemodiálise. Além de beneficiar a saúde, ele introduziu em todo o estado diversos programas sociais, entre eles, o Pão Nosso, programa de cestas básicas; o Leite das Crianças e o Novo Horizonte, que foi responsável por fortalecer 245 associações de produtores e beneficiar diretamente 16 mil trabalhadores.

        Com relação à educação, Orleir construiu diversas escolas e como forma de incentivo, ele presenteava os 100 melhores alunos com bicicletas. Em 1998, ele homenageou a sua professora Maria Lima de Souza, colocando-a como paraninfa de uma escola construída na Cobal, um bairro periférico e carente de Cruzeiro do Sul.

 A merenda escolar passou a ser de qualidade, com alimentos selecionados para melhor favorecer o aprendizado dos estudantes. Houve também estímulo aos esportes, com a edificação de ginásios poliesportivos.

        A arte e a cultura ganharam espaço em Cruzeiro do Sul, com a construção do Teatro dos Náuas. Ele recebeu esse nome em homenagem a um povo indígena da tribo náuas, que habitavam no Vale do Juruá. O Teatro, que foi erguido na gestão de Cameli, é considerado o 3° melhor da Região Norte e atende diversos espetáculos e eventos, sendo eles nacionais e até internacionais.

[5][pic 3]  [6][pic 4]        

        A obra mais marcante da gestão de Orleir como governador, foi a construção da BR 364, que ligou a cidade de Cruzeiro do Sul à Rio Branco e as demais cidades do estado. Antes da BR, só era possível chegar ao Vale do Juruá através do transporte aéreo. A pavimentação da 364, além de facilitar o acesso ao Juruá, fez com que os preços dos alimentos e mercadorias daquela região diminuíssem. Houve também o asfaltamento da BR 317, que integrou Rio Branco à Brasiléia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (388.9 Kb)   docx (239.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com