TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMES

Resenha: CAMES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  403 Visualizações

Came é um elemento de máquina que possui uma superfície em formato especial. O came mais comum possui uma superfície excêntrica, esta excentricidade produz movimento num segundo elemento, denominado seguidor.

O came gira e faz com que o seguidor realize um movimento alternativo.

Came de disco (RADIAL): É uma came rotativa e excêntrica. O disco, devidamente perfilado, gira com velocidade constante e fixado a um eixo. O eixo comanda o movimento alternativo axial periódico de uma haste denominada seguidor. A extremidade da haste da came de disco pode ser: de ponta, de rolo e de prato.

Came de tambor (AXIAL): As cames de tambor tem um formato de cilíndrico ou cônico onde é feita uma ranhura ou canaleta. Durante a rotação do cilindro em movimento uniforme, ocorre deslocamento do seguidor sobre a ranhura. O seguidor é perpendicular à linha de centro do tambor e é fixado a uma haste guia.

•Os fatores que determinam os tipos de movimentos que um seguidor deve ter são:

velocidade (derivada do espaço no tempo),

aceleração (derivada da velocidade no tempo) e

arrancada ou pulso (derivada da aceleração no tempo).

•Jerk (arrancada ou pulso): definido como a taxa de variação no tempo da aceleração. É uma grandeza Importante devido ao efeito em termos de desgate, ruído e tensão do sistema came-seguidor.

Os cames podem ser do tipo: SD, SDP ou SPDP.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com