TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo Eletrico

Exames: Campo Eletrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2012  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 2

Montagem

• Passe a agulha de tricô (de duas pontas) bem no centro da rolha cilíndrica. Para passar corretamente a agulha pelo centro da rolha é recomendável furar a rolha antes, usando uma broca de diâmetro ligeiramente menor que o da agulha.

• Espete os dois alfinetes na rolha, um de cada lado da agulha (ambos a 0,5 cm desta, como se vê na figura 2), deixando para fora da rolha apenas 0,5 cm dos alfinetes.

• Faça dois sulcos rasos (0,5 cm de profundidade), estreitos (1 cm de largura) e diametralmente opostos na rolha (o alinhamento desses sulcos com a agulha deve ser perpendicular ao alinhamento dos alfinetes com a agulha).

A figura 1 mostra o resultado destas três etapas da montagem, e a figura 2 mostra a rolha cilíndrica vista de frente.

4. Raspe cerca de 2 cm de uma das extremidades do fio de cobre, com faca ou lixa, e enrole essa extremidade lixada em um dos alfinetes. Aperte bem para garantir bom contato elétrico.5. Comece o enrolamento do fio ao redor da rolha, passando pelo sulco. Ao perfazer cerca de 50 voltas, corte o fio, raspe a extremidade final e enrole[*]a (apertando bem) no outro alfinete. Está pronto o rotor do motor. As figuras 3 e 4 ilustram essa fase da montagem.

6. Espete os quatro alfinetes restantes (dois pares, em X) na base de madeira, como indicado na figura 5, para fazer os mancais do motor. Coloque os ímãs, um de cada lado da rolha, com pólos opostos se defrontando. Use calços e cola, se necessário, para que os ímãs fiquem na altura correta e bem próximos da rolha. Use cola Superbonder para fixar calços e ímãs. No ponto em que os alfinetes dos mancais se cruzam, coloque também uma gota de cola para mantê[*]los sempre juntos.

7. Corte dois pedaços de fio para fazer as escovas do motor. Raspe o verniz isolante das extremidades de ambos, dobre[*]os e posicione[*]os convenientemente (ver a figura Detalhes). Cada escova deve encostar em um dos alfinetes espetados na rolha (a ilustração seguinte mostra como devem ficar as escovas em função das posições dos alfinetes coletores). Use os dois percevejos para fixar as escovas à base, prendendo[*]as ali (dando uma volta com o fio em torno do percevejo) e ligando suas extremidades livres ao porta[*]pilhas.

Para iniciar o funcionamento, ligue os fios passam pelos percevejos aos terminais do porta-pilhas (com duas pilhas grandes) e dê à rolha um pequeno impulso inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com