TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caneta

Casos: Caneta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  4.898 Visualizações

Página 1 de 2

Caneta Sublinhadora

Análise Morfológica

O seu nome é caneta e apresenta-se como um “utensílio que contém tinta e serve para escrever ou desenhar” , porém esta caneta tem uma função mais específica, que é sublinhar, para destacar determinados aspectos mais importantes. Não apresenta qualquer semelhança a uma objeto já existente.

Análise Funcional

A caneta são (normalmente) compostas por uma espécie de “reservatório” onde fica a tinta armazenada. Esse “reservatório” tem uma “tinta que umedece uma esfera que rola, tingindo a superfície desejada.” O reservatório está normalmente revestido por plástico. A esfera, quando não está a ser usada é colocada uma tampa, para evitar que a tinta seque. Neste caso, a caneta sublinhadora não é composta por uma esfera, é por uma espécie de esponja.

Análise técnica

“A caneta é composta por peças de plástico e metal, que passam por diferentes máquinas até que fique pronta. O tubinho que leva a tinta, por exemplo, é feito de polipropileno, tipo de plástico resistente a substâncias químicas; por isso, é capaz de manter contato com a tinta sem estragar.

Como o polipropileno é sensível ao calor, passa por equipamento que o aquece e o molda até deixá-lo com formato de tubo. Depois, vai para outra máquina que injeta a tinta dentro dele, feita de corantes e solventes (água ou óleo).

O corpo da caneta (tubo maior) também é feito de plástico resistente. Já as tampinhas são fabricadas com poliestireno, outro tipo de plástico flexível e fácil de colorir. Os materiais passam por processos semelhantes ao do tubinho: são aquecidos e moldados até ficarem com a forma desejada.

Tem ainda a esfera (bolinha pequena que fica na ponta) de metal, que passa por máquina para ficar perfeitamente redonda. Depois de pronta, é colocada dentro da pontinha da caneta, de maneira que consiga se mover sem escapar do buraquinho e sem tampá-lo.

Por causa da esfera a caneta leva o nome de esferográfica. Ao escrevermos, a bolinha gira, transferindo a tinta do tubinho para o papel. Assim, se cair e bater a ponta no chão, pode parar de funcionar.

Após serem finalizadas, todas as peças vão para um equipamento que monta a caneta.”

Análise social

A primeira caneta com as formas que hoje estamos habituados a ver, surgiu por volta de 1884, uma invenção de Lewis Waterman. Esta nova invenção tinha como objectivo facilitar a escrita, utilizando um instrumento prático e de fácil transporte, ao alcane de qualquer um.

Análise económica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com