TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bíblia, o jornal e a caneta

Artigo: A Bíblia, o jornal e a caneta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

A Bíblia, o jornal e a caneta

Em 1501 a mando de seu pai, desejando torná-lo um jurista, entra para a Universidade de Erfurt. Lá adquiriu um grande conhecimento de gramática, lógica, metafísica e música. Mas não se resumem a estes seus estudos.

Entre outros, interessou-se pela Teologia escolástica

(Teologia elaborada nas recém fundadas Universidades da época)

que afirmavam que DEUS não haveria de negar Sua Graça ao homem que fizesse tudo quanto estivesse em seu poder para recebê-la.

Lutero buscava refúgio à Virgem e aos santos;

na Páscoa de 1503 [ano] feriu-se gravemente, e depois orgulhoso confessou:

"Teria morrido apoiando-se na imagem de Maria".

O fato decisivo que o levou aos 22 (vinte e dois) anos a ingressar na manhã de 18 de julho 1505 [ano], no "Convento dos Eremitas Agostinianos" foi uma tempestade em sua consciência, ao perceber sua fragilidade o mesmo clamou:

"Eu, Martinho Lutero, como serei salvo? Como Poderei verdadeiramente satisfazer ao SENHOR, merecer a tua Graça?" Assim, Lutero invocando Santa Ana fez promessa de ser Monge.

Em 1507 é ordenado sacerdote na Catedral de Santa Maria;

mas no centro de seu pensamento gravita DEUS; o DEUS de Majestade; o DEUS que tem seu trono no Céu distante; o DEUS da Lei; o Juiz; o Vivo; o Santíssimo; o SENHOR que não gosta do pecado.

Lutero, na tentativa de tornar-se justo, descreve-se:

"Toda a minha vida não era mais que jejum, vigílias, orações, e suores... Se tivesse durado um pouco mais, ter-me-ia martirizado até a morte por meio de vigílias, rezas, leituras e outras espécies de trabalhos".

Em 10 de outubro de 1520 [ano] começa a ser ameaçado de excomunhão; em 1521 [ano] é convocado perante o rei Carlos V e mais cinco príncipes da Alemanha, onde o que vale são as Escrituras. Após dois dias de debates, é retratado a voltar à comunhão com Roma, foi quando exclamou:

"A não ser que alguém me convença pelo testemunho da Bíblia Sagrada ou com razões lógicas decisivas... Fui vencido pelos argumentos bíblicos que acabo de citar e minha consciência está presa à Palavra de DEUS".

enquanto lutava com mil questões internas, e estudava as Escrituras, percebendo apenas um Deus irado, Lutero teve os olhos abertos para uma justiça que não nascia dele mesmo, mas lhe era dada por Jesus.

Aproximadamente cem anos antes de seu ato histórico – pregando as 95 teses na porta da catedral de Wittenberg [um tipo de outdoor ou mural de informações da época] – outro pregador, John Huss, foi morto na Boêmia por ensinar doutrinas semelhantes às de Lutero.

— Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?

— Ninguém, senhor!

— Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com