TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caneta sublinhadora

Artigo: Caneta sublinhadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

CANETA SUBLINHADORA

Análise Morfológica : O seu nome é caneta e apresenta-se como um utensílio que contém tinta e serve para escrever ou desenhar ,porém esta caneta tem uma mais específica , que é sublinhar para destacar determinados aspectos mais importantes. Não apresenta qualquer semelhaça a um objeto que já existe.

Análise Funcional : A caneta são (normalmente) compostas por uma espécie de “reservatório” onde fica a tinta armazenada. Esse “reservatório” tem uma “tinta que umedece uma esfera que rola, tingindo a superfície desejada.”O reservatório está normalmente revestido por plástico.A esfera , quando não está a ser usada é colocada uma tampa, para evitar que a tinta seque.Neste caso, a caneta sublinhadora não é composta por uma esfera, é por uma espécie de esponja.

Análise Técnica : A caneta é composta por peças de plástico e metal , que passam por diferentes máquinas até que fique pronta .O tubinho que leva a tinta ,por exemplo,é feito de polipropileno ,tipo de plástico resistente a substâncias químicas;por isso,é capaz de manter conctato com a tinta sem estragar.

Como polipropileno é sensilvel ao calor,passa por equipamento que o aquece e o molda até deixá-lo com formato de tubo.Depois ,vai para outra máquina injeta a tinta dentro de , feita de corantes e solventes (água ou óleo).

O corpo de caneta (tubo maior) também é feito de plástico resistente. Já as tmpinhas são fabricadas co poliestireno,outro tipo de plástico flexível e fácil de colorir. Os materiais passam por processos semelhantes ao do tubinho .são aquecidos e moldaos atéficarem com a forma desejada.

Tem ainda a esfera (bolinha pequena que fica na ponta ) de metal,ue passa por uma máqina para ficar perfeitamente rednda .Depois de pronta ,é colocada dentro da pontinha da caneta ,de maneir que consiga se mover sem escapar do buraquinho e sem tampá-lo.

Por causa da esfera a caneta leva o nome de esferográfica .Ao escrevermos,a bolinha gira,transferindo a tinta do tubinho para o papel.Assim,se cair e bater a ponta no cho ,pode parar de funcionar.

Após serem finalizadas ,todas as peças vão para um equipamento que monta a caneta.

Análise Social e Histórica : Assim surgiu a ideia de se utilizar ossos molhados em tintas vegetais. Durante muitos anos, as penas de ganso foram as principais formas de se escrever. Somente no final do século XVIII é que pensaram na substituição de tal instrumento por um objeto manufaturado, resultando na criação das penas de metal, as quais obtiveram relativo sucesso na época, embora as penas de ave continuassem a ser usadas.

Durante o século XIX, vários estudiosos tentaram desenvolver uma espécie de caneta com tinta em seu interior, o que chamamos hoje de caneta tinteiro. Em 1884, Lewis E. Waterman patenteou tal invenção.

As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Ladislao Biro, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, realidade constatada durante o uso das velhas canetas-tinteiro.

Vendo o fato de tais canetas serem mais resistentes que as convencionais e funcionarem em grandes altitudes, onde há menos pressão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com