TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caneta

Trabalho Escolar: Caneta. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 5

O objecto técnico-as canetas

1. Introdução

Por mais simples que possa parecer uma caneta nos dias de hoje, constata-se que esta se assume como um instrumento fundamental para o desenvolvimento da humanidade.

Ao pegar numa caneta, nunca nos passa pela cabeça tudo o que ela representa, nem de todas as inovações tecnológicas que estão por trás dela.

As canetas que utilizamos para escrever, são um objecto de trabalho muito importante e interessante, para quem quiser falar sobre elas.

Este trabalho, fala um pouco sobre o objecto técnico e depois sobre a história das canetas: a sua evolução, os materiais de que são feitos, os sistemas de abastecimento, etc.…

Espero que este trabalho seja elucidativo sobre o papel que a caneta representa nos dias de hoje!

2. O objecto técnico:

2.1 - Os objectos companheiros do Homem:

Os objectos que nos rodeiam, explicam muito da nossa história, da nossa cultura, da nossa época, do nosso grupo de amigos, da nossa família, da nossa actividade….

Por isso, dizemos que os objectos são companheiros do Homem.

À nossa volta, existem objectos naturais (pedras, árvores, flores, rios…). Estes objectos são muitas vezes alterados por razões de beleza estética, para representar o símbolo de um momento importante, etc.… Depois desses, há também objectos que o Homem cria por necessidade, ou seja, os objectos de uso prático.

Nos primeiros tempos, faziam-se objectos de pedra ou roupas de pele e agora, nos nossos dias, fazem-se casas, aviões e electrodomésticos. Nessas duas épocas, os objectos foram feitos porque o Homem sentiu necessidade de ter uma vida melhor.

2.2 - Funções sociais dos objectos:

Todos os objectos que fazem parte da nossa sociedade, cumprem diferentes funções sociais: ou são práticos (função prática), ou são belos e interessantes (função estética), ou representam a cultura de várias partes do Mundo (função simbólica).

Às vezes, as circunstâncias e a época histórica levam a que um objecto assuma mais uma função que outra, pois são determinadas pelos homens que as fabricam e por quem os utiliza.

Como já foi explicado, há três funções:

A função prática - quando os objectos têm uma certa utilidade.

A função estética - quando é feito um objecto só para o podermos admirar.

A função simbólica - quando o objecto representa um pensamento, uma identidade ou a cultura de outros países.

2.3 - Análise técnica dos objectos:

Para analisarmos um objecto, temos de ter em conta: como se chama e para que serve (análise morfológica), como funciona e quais são os princípios científicos e técnicos (análise e descrição funcionais), como, porque e de que é feito (análise técnica), quando e porquê surgiu (análise social e histórica) e quanto custa fazer e manter (análise económica).

Por exemplo, se observarmos uma caneta, podemos saber de que materiais são feitas (plástico, madeira…), como é que a tinta passa pelo bico (é pressionada por um êmbolo, escorre pela lei da gravidade e é absorvida quando mergulha no tinteiro), como eram as primeiras canetas (bicos de penas), quem usa uma caneta normalmente (qualquer pessoa que tenha necessidade de escrever ou coleccionar canetas), etc.…

2.4 - Ciclo de vida dos objectos:

O ciclo de vida de um objecto é a concepção, o fabrico, a venda e a distribuição, a utilização e o final desse mesmo objecto.

O objecto deixa de ter interesse ao fim de alguns dias ou anos, quando a necessidade para que foi criado já não existe, quando esse objecto é substituído por outro (a pena, pela caneta), quando só se pode utilizar uma vez, etc.….

Depois de utilizado, o objecto deve ser conduzido de imediato para uma reciclagem, para ser reutilizado ou abandonado.

2.5 - A forma e a função dos objectos:

Os objectos têm muitas formas, determinadas por alguns factores que se prendem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com