TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa Anahguera

Dissertações: Capa Anahguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

AULA 4 – OPERADORES RELACIONAIS E ESTRUTURA DE DECISÃO

Operadores Relacionais

Operam sobre expressões, resultando valores lógicos de TRUE ou FALSE.

Importante: Não existem os operadores relacionais: “=<“, “=>“ e “<>“. Não confunda a atribuição (“=“) com a comparação (“==“).

Operadores Lógicos

Operam sobre expressões, resultando valores lógicos de TRUE ou FALSE. Possuem a característica de “short circuit”, ou seja, sua execução é curta e só é executada até o ponto necessário.

Exemplos de “short circuit”:

Operadores de Pré e Pós-Incremento

ESTRUTURA DE CONTROLE DE FLUXO

Os comandos de controle de fluxo são a essência de qualquer linguagem, porque governam o fluxo da execução do programa. São poderosos e ajudam a explicar a popularidade da linguagem. Podemos dividir em três categorias. A primeira consiste em instruções condicionais if e switch. A segunda são os comandos de controle de loop o while, for e o do-while. A terceira contém instruções de desvio incondicional goto.

Comando If/else

Sintaxe:

Se a condição avaliar em verdadeiro (qualquer coisa menos 0), o computador executará o comando ou o bloco, de outro modo, se a cláusula else existir, o computador executará o comando ou o bloco que é seu objetivo.

Exemplo em C: Exemplo Fluxograma

Exercícios

Desenvolver o programa na Linguagem C e o fluxograma.

1) Escreva um programa que leia um número inteiro. Se o número lido for positivo, escreva uma mensagem indicando se ele é par ou ímpar. Se o número for negativo, escreva a seguinte Mensagem “Este número não é positivo”.

2) Faça um algoritmo que receba o valor do salário de uma pessoa e o valor de um financiamento pretendido. Caso o financiamento seja menor ou igual a 5 vezes o salário da pessoa, o algoritmo deverá escrever "Financiamento Concedido"; senão, ele deverá escrever "Financiamento Negado". Independente de conceder ou não o financiamento, o algoritmo escreverá depois a frase "Obrigado por nos consultar."

3) Escrever um algoritmo para ler três valores inteiros e escrever na tela o maior e o menor deles. Considere que todos os valores são diferentes.

4) Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos lados diferentes).

5) Desenvolver um programa de computador que calcule o reajuste de salário de um colaborador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com