TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capa Pedro

Dissertações: Capa Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  3.507 Palavras (15 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 15

A História dos vídeo games.

Quem gosta de vídeo game provavelmente deve ter tido como seu primeiro console um Telejogo, lançado no Brasil em 1978. Quem não lembra das suas barras em preto e branco se movimentando na vertical do televisor simulando: Tênis, Futebol , Tiro, Vôlei e Paredão.

Depois chegou ao Brasil em 1983 um dos consoles mais revolucionários da indústria de vídeo games, o Atari 2600. Criado e projetado por Nolan Bushnell, este console foi lançado nos Estados Unidos em 1978 e é considerado um símbolo cultural dos anos 80. Colorido e com seus jogos comprados separadamente em forma de cartucho, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre 1984 e 1986.

Imagem do Telejogo

Seus games até hoje são jogados por saudosistas que mantém o seu console original, ou jogam através de emuladores (software que simula o sistema do videogame em um computador ou console, usado para jogar games antigos com o teclado ou um joystick).

Imagem da tela do jogo Pac Man no Atari 2600

Embora a qualidade gráfica de videogames como Xbox 360 e PS3 tenham mudado a forma como se joga videogame, muitos aficionados por jogos uma vez ou outra são tomados por uma saudade dos gráficos quadriculados do Atari, Máster System, ou das aventuras de Super Mario em 2D nos consoles da Nintendo.

Imagem do jogo River Raid

Um estudo da ”The Value Gamer”, publicado pela Nielsen no início de junho, fala que a taxa de usuários comprando games usados em 2009 é a maior desde 2006, quando a medição começou a ser feita. Quem não lembra com saudade de River Raid, Pac Man, Enduro, Frog, Laser Blaster, Míssil Comando, etc…

30 anos depois, olhar um jogo de Playstation 3 em Full Hd é realmente mágico; jogar um video game com resolução e movimentação superior aos longas metragens de animação 3D da década de 90 é impressionante.

Abaixo a galeria com a evolução dos videos games:

 Tennis programming e Maatoka 1958

O primeiro jogo para computadores é criado nos Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory; o programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio, uma simulação bem simplificada do esporte. Um ponto piscando representava a bola e os jogadores controlavam seu movimento por cima de uma linha vertical que representava a rede, não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas a bola e a quadra de tênis, numa vista lateral, o jogo nunca saiu do laboratório.

Em 1958 o físico William Higinbotham que havia trabalhado na primeira bomba atômica transformou duas linhas rudimentares e uma bola na primeira experiência interativa de entretenimento em computador: Maatooka.

Foi nesse ano que o físico Willy Higinbotham, criou o primeiro conceito do que depois viria a se tornar o videogame. Era um jogo de tênis bastante simples, chamado “Tennis Programming”, que rodava em um computador analógico e era mostrado em um monitor de 15 polegadas. O projeto, entretanto, não foi patenteado e nem todos consideram Higinbotham como o criador dos games.

 Spacewar 1962

Quatro anos depois, alguns cientistas se inspiraram em livros de ficção cientifica para criar outro jogo, o Spacewar, o game rodava em um computador chamado DEC PDP-1 que na época, custava US$ 120 mil. Ele disputa com Tennis Programming o título de primeiro jogo eletrônico já criado.

O Magnavox Odssey foi primeiro console de vídeo game para conexão em televisão dentro de casa. Foi criado por Ralph Baer que terminou o protótipo em 1968. Chega aos Estados Unidos em 1972 o primeiro console de videogame, o Odyssey 100, fabricado pela Magnavox, Philips holandesa. Existiam 12 jogos para o console, que podiam ser trocados pelo usuário por um mecanismo mais rudimentar que os cartuchos. Apesar da simplicidade, o equipamento oferecia um rifle opcional, para os jogos de tiro. Curiosidades interessantes sobre o Odyssey 100 são a necessidade de se anotar os pontos dos jogos e por isso folhas de papel acompanhavam o jogo e que os usuários tinham de colocar cartões em frente à tela da TV para simular o campo do jogo (em um jogo de tênis por exemplo, colocava-se uma cartão verde para parecer grama).

Pong, o console da Atari chegou em 1975, criado pelo engenheiro Harold Lee, era um jogo de Ping Pong simples, com duas barras verticais e uma bola (quadrado), sem controle de velocidade,mais possuía dois botões de controle de movimento. Vendeu 150.000 unidades em um ano, uma marca expressiva para a época, o Pong, se torna um fenômeno e várias empresas, como a Ramtek e a Nutting, começam a lançar similares, a Atari estabelece contato com a Namco do Japão.

A série Telstar é uma série de máquinas de Pong lançados pela Coleco, com esse videogame, a Coleco liderou a primeira geração de videogames, o console fez muito sucesso por causa de seus baixos preços (custava 50 dólares em média)

Naquela época havia muitas empresas querendo entrar para o ramo de videogames, o único problema é que haviam poucas fabricantes de chips, a príncipal fabricante da época era a General Instruments, que estava sobrecarregada de serviço, porém, a Coleco se adiantou nos pedidos do seu chip foi a única a receber todo o pedido de uma vez. Com o sobrecarregamento das empresas que produziam chips, algumas das grandes concorrentes da Coleco chegaram a receber somente 20% da encomenda, resultado: a Coleco liderou.

O console da Telstar abaixo foi lançado em 1976 e tinha apenas 3 jogos com 3 níveis de dificuldade, com toda simplicidade foi vendido mais de um milhão de unidades no mundo.

Atari 2600 foi um vídeo game projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil , considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com