TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Intelectual

Monografias: Capital Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 8

O QUE É CAPITAL INTELECTUAL?

Diversas pessoas tem dificuldade para definir corretamente o Capital Intelectual e acabam confundindo com o conhecimento adquirido pelas pessoas, a equipe mesmo num primeiro momento pensou que se tratava apenas do conhecimento adquirido.

A seguir vamos definir o que é Capital Intelectual:

Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.

- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.

- Capital Estrutural: é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.

- Capital dos Clientes: o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.

De forma resumida podemos dizer que:

Capital Intelectual = valor de mercado – valor patrimonial

E você sabia dessa definição ou pensava que se referia apenas ao conhecimento adquirido? Deixe seu comentário.

Que tal você nos ajudar a definir melhor Capital Intelectual para o Wikipédia, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_intelectual), pois lá a definição está confusa e incompleta.

**Considerando que o capital é o elemento que possuimos para começarmos no empreendimento, seja dinheiro, imoveis e outros, capital intelectual é o conjunto do conhecimento que advem das informações e junto com os bens inici agrega valores que com inteligência serão utilizados habilidades para que o capital inicial cresça e com isso atinja lucros e reservas investidos da filosofia da empresa.

**A confusão acontece, pois muita gente confude capital intelectual com capital humano, já que o capital humano é o diferencial das empresas. Capital intelectual é a soma dos capitais de clientes, humano eestrutural. Podemos dizer que o capital humano é entendido como todo investimento feito pelo indivíduo em sua formação intelectual, qualificando, aumentando sua produtividade e exercendo uma função

econômica. Para uma melhor compreensão do tema, sugiro a leitura desse livro:

EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.

AUSÊNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA MAIORIA DAS EMPRESAS

Em nossa opinião há falta de informação sobre o Capital Intelectual na maioria das organizações.

Dentro da própria equipe não identificou-se uma experiência de Capital Intelectual, como a maioria de nós trabalha em pequenas e médias empresas isso nos levou a duas questões:

1. Porque será que a maioria das empresas de pequeno e médio porte não tem uma política de Capital Intelectual?

2. Será que é tão caro ter uma política de Capital Intelectual?

Acreditamos que não, ainda mais se fomos levar em conta o custo benefício de uma Gestão de Capital Intelectual.

Implementar uma política de Capital Intelectual está mais relacionado com uma mudança de pensamento dos administradores e gestores para que a empresa tenha em seu planejamento estratégico o objetivo de aplicar essa gestão na prática.

NO CAPITAL INTELECTUAL O PROFISSIONAL É VALORIZADO

Essa semana enquanto eu fazia divulgação do blog para alguns amigos, pude notar que mesmo pessoas que não são da área demonstraram interesse em saber mais sobre o que é o Capital Intelectual.

Esse é um tema muito atual,porém é pouco divulgado. A idéia de mensurar intangíveis chama a atenção das pessoas pois eles englobam muitas coisas.

Leonardo Muniz, 24 anos estudante de Ciência da Computação, fez uma abordagem do tema dizendo que:

“Diante da valorização do conhecimento ficou claro que podem copiar máquinas, produtos, mas não o capital intelectual”

Achei muito interessante colocar essa afirmação no blog, com o intuito de mostrar que quando a organização valoriza o capital intelectual, o profissional também é valorizado.

O intelecto tornou-se um alvo de fonte de renda para as organizações, sendo uma ferramenta que apenas o ser humano possui.

CAPITAL INTELECTUAL EM TODAS AS ÁREAS

Em entrevista concedida para a revista Profissão Mestre, Mirshawka fala sobre a importância do capital intelectual e mostra o caminho para as escolas reterem seus melhores professores. Vale a pena ler, até mesmo para entender uma outra abordagem do Capital Intelectual.

Concordo com ele, principalmente, na parte que o profissional do século XXI precisa colocar o trabalho acima do ego, não pode deixar que a competitividade entre as pessoas interfira no desempenho profissional da equipe.

Concordo com ele. Acredito que o trabalhao vai sempre além. Você não pode ver o trabalho como o “seu ganha pão”. Você precisa ver como uma nova oprtunidade, um novo empreendimento, uma subida de valores, uma agregação de valores.

Aperfeiçoamento profissional como estratégia para vencer a concorência

Pessoal está comprovado, pela Eurofarma, que a empresa investindo no seu colaborador consegue além de um aumento significativo nos lucros, também consegue um diferencial a mais da concorrência.

O colaborador motivado, sentindo que faz parte da empresa, vai além do seu potencial, criando competências novas e mantendo as atuais.

Confira no link abaixo o que a Eurofarma fez investindo no maior patrimônio da empresa:

http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4978&org=3

CAPITAL HUMANO

Em minha opinião o conhecimento das pessoas e tudo o que constitui o Capital Humano está se tornando o recurso mais importante para as empresas.

Isso significa que talentos precisam ser mantidos e desenvolvidos, a cada dia surge uma idéia nova, uma forma de ver diferente, você conhece uma pessoa com um potencial diferenciado que poderá ser mantido e desenvolvido.

Muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com