TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das distribuições populares

Abstract: Características das distribuições populares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Abstract  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

1.

• Debian é uma das distribuições mais populares e antigas. A primeira vez anunciada, foi em 1993 por Ian Murdock. Ele começou como um grupo de desenvolvedores de Software Livre e cresceu e se tornou uma comunidade grande de desenvolvedores e usuários. Sua popularidade se deu devido a alguns números: vem com mais de 37.500 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina) e deu base para mais de 100 novas distribuições Linux (como o Ubuntu).

O Debian pode ser executado em quase todos os computadores pessoais, incluindo os mais antigos. É um sistema independente e também bastante utilizado em servidores devido a sua construção leve e pelo mesmo motivo pode ser utilizado em desktops e notebook por ser um sistema mais leve acaba consumindo menos bateria

• Ubuntu originalmente baseada no Debian, foi anunciada a primeira vez em 2004. O Ubuntu cresceu e se tornou a mais popular distribuição Linux para desktop; e isso se deve ao fato dela se preocupar muito com o usuário final . Basicamente um dos motivos para tanta popularidade se deve a que o projeto foi criado por Mark Shuttleworth, um multimilionário Sul-Africano; ex-integrante do projeto do Debian. Inovador, o Ubuntu foi criado para evitar os erros dos outros projetos semelhantes - ele criou uma excelente infraestrutura com uma documentação no estilo Wiki, criativo mecanismo de relatório de bug, e uma abordagem profissional para os usuários finais. E, o Projeto Ubuntu foi capaz de inovar; enviando CDs gratuitos a todos os usuários interessados, contribuindo assim para a rápida disseminação da distribuição do mesmo.

• O Slackware é uma das distribuições mais antigas de todas as outras. Deu origem a diversas outras, igualmente ao Debian e o Red Hat. Foi idealizada por Patrick Volkerding, tem como características principais leveza, simplicidade, estabilidade e segurança.

Para muitos, é considerada uma distribuição difícil de se usar, voltada para usuário avançados. Por outro lado, o Slackware possui um sistema de gerenciamento de pacotes simples, assim como sua interface de instalação, que é uma das poucas que continua em modo-texto.

• O Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. O Projeto Fedora é patrocinado pela Red Hat (RHEL), a mais confiável provedora de tecnologia de código aberto do mundo. Era mantido pela gigante Red Hat até 2004, quando surgiu o Fedora Core, pois na época a Red Hat estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. A Red Hat investe no Fedora para encorajar a colaboração e é incubadora de novas e inovadoras tecnologias de software livre. O Fedora é um sistema baseado em Red Hat que por sua vez é mais voltado para o mundo coorporativo e o fedora foi uma solução para atingir o público com desktops mais comuns.

• Red Hat Linux é uma distribuição de Linux muito conhecida, líder do mercado nos Estados Unidos, criada e mantida pela Red Hat.

Um grupo de programadores na Carolina do Norte decidiu tornar Linux mais acessível para possibilitar às pessoas uma experiência mais tranquila com o mesmo. Como muitos grupos, seu objetivo era empacotar todos os bits necessários numa distribuição coerente, facilitando aos inexperientes o contato com o novo sistema operacional.

A distribuição Red Hat está atualmente voltada para oNo entanto, mantém a sua vertente comunitária através do projetoFedora Core, que é uma distribuição livre, gratuita, desenvolvida comunitariamente e que serve de base ao Red Hat Enterprise, como o seu formato é mais voltado para empresas, entáo é utlizado em servidores e/ou supercomputadores.

2.

• Ext2: O sistema de arquivos ext2 é conhecido como "Second Extended FileSystem". Foi desenvolvido para ser mais "eficiente" que o sistema de arquivos "Minix", seu antecessor.

O Minix foi utilizado nas primeiras versões do Linux, e foi utilizado por muitos anos.

O sistema de arquivos ext2 não possui journaling e foi substituído pelo ext3

• EXT 3: O sistema de arquivos ext3 é uma versão do ext2 com suporte a journaling. Portanto, o ext3 tem as mesmas características do ext2, mas com suporte journaling.

Essa característica foi uma evolução e tornou o ext3 um sistema de arquivos muito estável e robusto.

Como no ext3 só foi adicionado o suporte a journaling, podemos converter um sistema de arquivos ext2 para ext3, adicionado suporte a journaling, e também podemos converter um sistema de arquivos ext3 para ext2, removendo o suporte a journaling.

• ReiserFs: O sistema de arquivos ReiserFS foi criado recentemente. Mas atualmente quase todas as distribuições do linux o suportam.

Sua performance é muito boa, principalmente para um número muito grande de arquivos pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com