TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Popular Nas Escolas.

Casos: Literatura Popular Nas Escolas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

..A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS

Curso de Letras

Palavras-Chave: Leitura; Literatura Infantil; Leitores

Introdução

A nossa Pesquisa é embasada no Projeto de Estágio que foi desenvolvido na Escola Municipal “José Sebba”, com alunos do Jardim II e que teve por objetivo, ressaltar a importância da leitura nas séries iniciais para o desenvolvimento Infantil, assim como para a formação de futuros leitores. Uma vez que nos foi possível observar o quanto a leitura é pouco trabalhada, ou mal aproveitada na fase da pré-escola, pois o conceito que se tem de leitura, é de que só é possível ler após a alfabetização. Porém, mesmo que a criança não domine ainda a palavra escrita, ela é capaz de ler através das gravuras, devido à leitura de mundo que ela possui. Pois segundo Freire (1987) “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. (FREIRE,1987,11). E essa leitura do mundo de que o autor fala consiste na leitura de tudo o que cerca a criança, caracterizando assim um universo no qual através da percepção, elas vão distinguindo os símbolos que a cercam.

Utilizamos para o embasamento teórico do nosso projeto, autores que abordam a importância da leitura para o desenvolvimento infantil. Coelho (2000) por exemplo, fala da necessidade de se promover o contato da criança com livros de gravuras e de histórias durante a infância, pois é nesta fase que o cérebro ainda é pobre de experiências e não possui o repertório indispensável à decodificação da linguagem escrita. Apontando ainda a escola como “espaço privilegiado” a ser lançado as bases para a formação do indivíduo, sendo responsável no que tange a leitura também pela formação do leitor. Mas não é somente a escola responsável por tal formação, a família também assume um papel importante, sendo assim segundo Bamberger (1987) os pais e professores são os mediadores responsáveis pelo estímulo à leitura, ou seja, se eles gostarem de ler induzirão as crianças a lerem também.

Sendo importantíssimo ressaltar, que para que o hábito de leitura seja realizado de forma prazerosa, é necessário que os textos sejam adequados à etapa de desenvolvimento na qual a criança se encontra. (JESUALDO,1982). Por isso, Bordini e Aguiar (1988) falam das cinco fases e seus respectivos níveis de leitura, sendo que para nossa pesquisa o primeiro nível é o mais importante. Essa fase vai dos 2 aos 6 anos e corresponde ao nível da pré-leitura, no qual a criança atribuirá sentido muito mais pela linguagem visual do que pela verbal.(BORDINI E AGUIAR,1988,19-20). Outro fator importante, abordado por Abramovich (1989), consiste no contar histórias, pois nesse momento o adulto é o intermediador da criança com a leitura, uma vez que essa não domina ainda a palavra escrita, sendo necessário que haja toda uma preparação, criando um ambiente que consiga envolver o pequeno ouvinte na “trama” narrada.

Metodologia

Utilizamos como suporte para o desenvolvimento de nossas aulas, o livro “O Gatinho Nicolau” de Aurélio de Oliveira, a partir do qual propusemos dinâmicas como, a brincadeira de roda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com