TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargos E Salários

Artigo: Cargos E Salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

CARGOS E SALARIOS

Considerando as teorias motivacionais modernas encontramos duas que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a Hierarquia das Necessidades “, de A. Maslow, e os” Fatores Motivadores e Higiênicos “, de F. Herzberg. Associando a teoria de Maslow à questão de salário, como fator de motivação, observamos que indiretamente o salário contribui para a satisfação das necessidades (fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização)”.

O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, se bem administrado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator que servirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado estando estritamente ligado a esses.

Através da teoria de Herzberg, poderemos compreender melhor que o papel do salário que está intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. Ele divide os fatores higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa e os motivadores estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, e abrangem o trabalho

adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento e progressos profissionais, que levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.

Podemos concluir que o salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, mas sim em conjunto com outros fatores considerados motivacionais. O salário vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho, para isso são necessários planos adequados de Recursos Humanos, os planos básicos é sem dúvida, o de cargos e salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. Após a implantação do programa de cargos e salários é que devem ser implantados os planos de carreira, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial, e de planejamento de recursos humanos.

Planejamento para implantação

A preocupação central da administração de Cargos e Salários é a manutenção do equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos de forma a manter uma hierarquia e o equilíbrio externo é conseguido através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho. Eles são importantes, porque os funcionários comparam suas remunerações com as dos demais empregados e com as remunerações do mercado de trabalho,

caso a organização não consiga atingir este equilíbrio ela corre o risco de ter funcionários desmotivados e tem dificuldade de manter seus talentos profissionais.

Etapas para implantação do Plano de Administração de Cargos e Salários

1) Planejamento e divulgação do plano;

2) Análise dos cargos;

3) Avaliação dos cargos;

4) Pesquisa salarial;

5) Estrutura salarial;

6) Política salarial;

7) Política de remuneração;

8) Carreiras profissionais.

Plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com