TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carregadeiras, Escavadeiras E Caminhões

Artigos Científicos: Carregadeiras, Escavadeiras E Caminhões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 6

Carregadeiras, Escavadeiras e Caminhões

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Unidades escavo-carregadoras 3

3. Carregadeiras 3

3.1. Tipos de Carregadeiras 4

4. Escavadeiras 6

4.1. Características 7

4.2. Tipos de escavadeiras 7

5. Unidades de transporte 10

6. Caminhão Basculante 10

6.1. Tipos de caminhão basculante 10

7. Caminhões fora de estrada 11

8. Referências Bibliográficas 11

1. INTRODUÇÃO

Há na construção civil uma diversidade de equipamentos capazes de atuar na terraplenagem.

Alguns desses equipamentos têm a capacidade de poder executar serviços semelhantes, porém com rendimentos e custos distintos.

Há necessidade de se conhecer as potencialidades e limitações dessas máquinas para se viabilizar um bom planejamento dos serviços com movimento de terras.

As máquinas de terraplanagem estão em contínuo processo de aprimoramento tecnológico e com elevado valor de mercado, exigindo operadores bem treinados.

2. UNIDADES ESCAVO-CARREGADORAS

São máquinas que tem a finalidade de escavar e carregar o material para uma unidade de transporte.

São representadas por dois tipos de equipamentos:

 Carregadeiras

 Escavadeiras

3. CARREGADEIRAS

São também denominadas pás-carregadeiras e podem ser montadas sobre esteiras ou rodas com pneumáticos.

Normalmente a caçamba é instalada na parte dianteira e a mesma varia da posição de escavação até a de descarga.

No carregamento, as carregadeiras é que se deslocam, movimentando-se entre o talude e o veículo e o ciclo compreende dois movimentos de ré e dois à frente.

3.1. Tipos de carregadeiras

 Carregadeiras com esteiras

Tem maior eficiência de escavação, devido ao maior esforço trator. São recomendadas para terrenos com baixo suporte ou umedecidas, devido sua boa capacidade de flutuação e maior dificuldade de patinamento. Possui sua capacidade da caçamba de 2,80 m³ e pode atingir uma velocidade de 10 km/h.

Possui vantagens por seu motor se localizar na parte posterior da máquina. Melhor balanceamento, já que o peso do motor serve de contrapeso à caçamba carregada que provoca considerável momento de tombamento. Melhor visibilidade do operador para o controle da caçamba. Possuem transmissão hidrostática, que melhora as condições de aceleração e manobra da máquina, diminuindo o tempo de ciclo básico de carga e originando maior produção.

EXECUÇÃO NA TERRAPLANAGEM

É utilizada na escavação de cortes e aterros em que a distância de transporte seja longa, exigindo o emprego de unidades transportadoras.

Deslocam-se até as unidades de transporte, não possuindo um local fixo para a operação de carga, causando uma diminuição no tempo de carregamento e um aumento da produtividade.

 Carregadeiras de pneus

Possuem as vantagens em relação a sua velocidade de deslocamento da máquina, o que resulta em grande mobilidade e a seu o equipamento, o qual se desloca a grandes distâncias. Sua desvantagem é devido a tração sobre pneus, que se revela deficiente especialmente na fase de escavação, havendo o risco permanente de patinamento.

CARACTERÍSTICAS

- Alta velocidade de deslocamento;

- Grande mobilidade;

- Deslocamento a grande distância (elimina transporte em carreta);

- Menor tração - principalmente na escavação, risco de patinamento;

- Baixa flutuação;

- Tração nas quatro rodas;

- Direção articulada;

- Peso próprio elevado - peso aderente sobre a roda motriz;

- Motor sobre o eixo traseiro.

EXECUÇÃO NA TERRAPLANAGEM

É utilizada em terrenos firmes, com pouca umidade, limitando sua aplicação ao corte e carga de materiais de fácil desagregação;

Em virtude da sua velocidade de deslocamento e à facilidade de manobras com a direção articulada, é equipamento extraordinariamente útil na carga de materiais, quando o fator rapidez e alta produtividade estejam envolvidos.

 Mini-carregadeiras

Seu pequeno tamanho e grande capacidade de manobra permite que elas operem em espaços apertados. Seu peso leve permite que sejam rebocadas atrás de uma picape grande e a ampla gama de ferramentas de trabalho as tornam muito flexíveis.

As minicarregadeiras são usadas para escavar e mover aterros e materiais de construção. Mas as máquinas também podem nivelar o solo, atuar como marteletes hidráulicos e carregar caminhões, assim como realizar muitas outras tarefas que veremos mais tarde.

Quando as condições do solo são maleáveis ou mais tração é necessária, as esteiras da carregadeira para terrenos múltiplos a tornam a escolha lógica de maquinário.

A Minicarregadeira e a Carregadeira para terrenos múltiplos Caterpillar são máquinas hábeis. Como são movidas inteiramente por bombas hidráulicas, não há transmissão mecânica.

As minicarregadeiras e as carregadeiras para terreno múltiplos são máquinas versáteis e bastante fáceis de operar. Elas podem virar sobre a própria área da base,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com