TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

Por:   •  3/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DOUGLAS DE OLIVEIRA FERREIRA

MURILO BRYAN ROSA DA SILVA

PHELIPE BRANDÃO ALBARDEIRO

PROJETO ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

SOROCABA/SP

2017

DOUGLAS DE OLIVEIRA FERREIRA

MURILO BRYAN ROSA DA SILVA

PHELIPE BRANDÃO ALBARDEIRO

PROJETO ESCAVADEIRA HIDRÁULICA

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Engenharia de Sorocaba, como exigência parcial à matéria de Física Laboratório II.

Orientador: Germano Gavarrão de Freitas

SOROCABA/SP

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

Com o aumento de novas formas de acionamentos surgindo e as formas que já existem sendo aperfeiçoadas, é necessário entender o funcionamento de sistemas de movimento e principalmente seus acionadores. Acionadores hidráulicos, elétricos e pneumáticos são os mais amplamente usados, pois tem características imprescindíveis de acordo com o tipo de utilização de cada uma delas. Partindo deste princípio, este projeto tem como objetivo apresentar um projeto manufaturado que propõe a fácil visualização de como o acionamento hidráulico funciona, de forma didática e de fácil compreensão por parte dos visualizadores e acionadores do sistema.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS

Acionamentos hidráulicos são sistemas de acionamento de movimento baseado em movimentos de fluídos líquidos, amplamente utilizado para acionar pistões transformando o movimento do fluído do sistema em movimento linear do pistão.

Para entender o sistema hidráulico é necessário o conhecimento de:

  1. Força – é qualquer influência capaz de produzir uma alteração na movimentação de um corpo. Unidade: NEWTON (N)
  2. Resistência – a força que pode parar ou retardar o movimento de um corpo. Exemplos de resistência: o atrito e a inércia.
  3. Atrito – a resistência por atrito ocorre quando dois objetos entram em contato e suas superfícies movem-se uma contra a outra.
  4. Pressão – é a força exercida por sobre uma unidade de superfície. Em hidráulica, a pressão é expressa em kgf/cm², atm ou Bar. A pressão também pode ser expressa em psi (pound per square inch), que significa libra por polegada quadrada.

Por ser um tipo de acionamento por líquido, que basicamente é uma substância constituída de moléculas que se atraem umas ás outras de forma compacta, embora não se atraem a ponto de adquirirem posições rígidas, como nos sólidos.

Os líquidos são relativamente imcompressíveis, logo, a força aplicada em uma extremidade de um sistema hidráulico não sofre perda por compressão e é transmitida de forma quase integral.

Esse tipo de sistema deve conter aparelhos que mantenham o funcionamento correto, e um dos mais importantes é o manômetro, que indica a pressão sendo gerada no sistema.

A viscosidade é uma propriedade que indica maior ou menor dificuldade de o fluido escoar, ou seja, é a resistência que o fluido apresenta ao escoamento. Um fluído de alta viscosidade apresenta maior resistência ao escoamento e um fluído de menor viscosidade apresenta menor resistência ao escoamento. A viscosidade é uma característica que é variável de acordo com a temperatura do fluído. Para sistemas de acionamento hidráulicos, a viscosidade é uma característica muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com