TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos De Uso

Trabalho Escolar: Casos De Uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE III

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Sistema de Bancos de Dados

Trabalho referente a ATPS do 1º bimestre da matéria Programação Estruturada II do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera Unidade III

Professor: Michel Fontana

Campinas

02/04/2014

Capitulo 1 – Funções – Passagem por parâmetro de valor e referência.

Funções

Os programas de computador desenvolvidos estão a cada dia maiores, e a melhor forma de construi-los é através de módulos. Ou seja, construi-los em pequenas partes, tornando o programa mais fácil de manipular.

Os módulos são chamados de funções. Em programação de computadores uma função é um conceito adaptado de matemática. Uma função é um pedaço de código que faz uma condição especifica e pode ser chamada de qualquer parte do programa e quantas vezes acharmos necessárias.

As funções agrupam operações em um só nome, essas operações são executadas todas as vezes que chamamos o nome dessa função.

A ideia da construção de funções é permitir você encapsular várias operações em um só escopo que pode ser invocado ou chamado através de um nome. Sendo possível então, chamar a função de várias partes do seu programa usando somente o nome dela.

As funções são muito importantes para obtermos uma clareza de códigos , quando você separa pedações de códigos do main, facilita ver o que cada código faz, e também na correção de possíveis erros. Muitas vezes necessitamos executar uma tarefa várias vezes ao longo de um programa, repetindo o mesmo código escrevendo e escrevendo muitas vezes, é muito trabalhoso, gastando um tempo desnecessário, tornando ainda a manutenção difícil e demorada. Separando os códigos em funções evita todo esse trabalho, a reutilização se torna essencial.

Outro fator que torna importante a criação de funções em seu programa é a independência, a função criada é relativamente independente do código que a chamou. Uma função pode modificar uma variável global e até mesmo ponteiros, limitando-se aos dados fornecidos pela chamada da função.

Definições de Função.

Nesse momento vamos observar como declarar uma função, com seu tipo de retorno, o nome da função e seus parâmetros.

Tipo de retorno – Quando a função não retorna valor, ela é do tipo Void, pois é apenas um procedimento, ela apenas imprime a informação na tela.

Nome da Função – É qualquer identificador valido. Dependendo da função realizada, por exemplo, se a função for soma, você pode dar o nome a função de soma.

Parâmetros – É uma lista separada por vírgulas que contem as declarações de parâmetro. Funcionam como variáveis locais com valores iniciais. Quando a função é void, não recebe parâmetro algum.

Vamos analisar em um programa de computador.

Void media () // void é o tipo de retorno, media é o nome da função e entre parênteses fica o parâmetro. Vamos como nesse exemplo, é uma função void, não há parâmetros.

// Abaixo vemos o corpo ou instruções da função void media, elas ficam entre chaves.

{

printf(“Digite a primeira nota:.”);

scanf (“%f”, nota1);

printf(“Digite a segunda nota:.”);

scanf (“%f”, nota2);

media = (nota1 * 0.4) + (nota2 * 0.6);

printf (“A media é de %f:.”, media);

}

Um segundo exemplo, agora com retorno.

int maximum ( int y, int x, int z) // Int é o tipo de retorno, maximum é o nome da função, e entre parênteses são os parâmetros da função, ou seja, será retornado os valores inteiros de x,y e z.

// Abaixo vemos o corpo ou instrução dessa função

{

int max = x;

if (y > max)

max = y;

if (z > max)

max = z;

return max;

}

Nos 2 exemplos citados acima, vimos como declarar uma função, seja em returno, uma void ou uma com retorno int, float e etc. Mostrando a importância de saber como declarar a função para o melhor funcionamento do seu programa.

- Algumas regras

Definir uma função dentro de outra função é um erro de sintaxe, devemos tomar cuidado na hora de declarar nossa função, para não cometer esse tipo de erro.

Se você declarar como nome da função e parâmetros com nomes significativos aos que a função deve executar, você terá programas mais legíveis e mais fáceis de manipular.

Um dos motivos de se fazer uma função é a clareza de códigos, então é importante que essa declaração seja pequena, ou dividi-la em várias funções. Além de deixar seu código mais limpo, os tornam mais fáceis de escrever, depurar, manter ou modificar.

Funções pequenas favorecem a reutilização de software. Se sua função estiver muito grande, aconselha-se dividir ela em várias funções. Uma função grande gera tarefas demais.

Retorno ( Return )

- Mecanismo de retorno de função

Os comandos do corpo da função são executados até que seja encontrado o comando return. O valor da expressão return, se ela existe, é avaliado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com