TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerâmica do Tipo Cristal Piezoelétrico

Por:   •  4/10/2020  •  Dissertação  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

Paulo Roberto Mendes Pinto

Título: Cerâmica do tipo cristal piezoelétrico

O presente relatório tem como objetivo mostrar a aplicabilidade da cerâmica do tipo cristal piezoelétrico na aferição de massa e exemplos da utilização de cristais piezoelétricos na geração de energia.

A cerâmica piezelétrica apresenta uma estrutura cristalina é um que não tem um centro de simetria. Por conta desta assimetria e da distribuição irregular das cargas, os dipolos não se cancelam  e geram uma voltagem capaz de propagar eletricidade num circuito. Então, quando aplicado tensão mecânica na superfície piezelétrica acarretará a um deslocamento de íons produzindo um campo elétrico. Os sinais elétricos obtidos são utilizados na aferição de massa dos veículos.

Materiais piezelétricos são utilizados na geração de energia, como o piso gerador de energia em boates, que transfoma a energia cinética produzida pelas pessoas na pista de dança em energia elétrica. Os sensores piezoelétricos colocados embaixo da pista de dança é capaz de produzir 10% do total de energia consumida pela boate.

Um outro exemplo, é a aplicação de sensores piezelétricos em estradas com o objetivo de prduzir energia. Os geradores piezoeletricos colocados no asfalto ao serem submetidos a um uma força vertical geram eletricidade.  

Por tanto, a conversão da energia mecânica em energia elétrica por meio de materiais piezelétricos, pode se tornar uma forma de energia limpa e sustentável.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. ANDROID, Desenvolvedores. Conheça o Android Studio. 2020. Disponível em: https://developer.android.com/studio/intro. Acesso em: 20 maio 2020.
  2. SILVA, Luciano Alves da. Apostila de Android: programando passo a passo. Programando Passo a Passo. 2015. Disponível em: https://www.leonardoleandrodev.com.br/downloads/apostila-android.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com