TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinar A Ordem Global De Uma Reação Química (entre O Cristal Violeta E O Hidróxido

Dissertações: Determinar A Ordem Global De Uma Reação Química (entre O Cristal Violeta E O Hidróxido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Ciências Exatas e da Terra

Instituto de Química

Química Industrial I: Processos Químicos Inorgânicos

Atividade

Siderurgia: Obtenção do Aço

Docente: Sibele Pergher

Discentes: Izabel Cristina

Laíze Geovana

Manuela Silva

Natal/RN

Maio de 20

Questão 1.

a) F - O ferro gusa e as sucatas de aço constituem as materias-primas utilizadas para a produção.

b) V

c) V

d) V

Questão 2.

a) Pela presença de grandes quantidades de carbono e impurezas como o silício, o manganês, o fósforo e o enxofre;

b) Passando por um processo de oxidação;

c) Conversores;

d) A maior vantagem dos fornos elétricos está na maior flexibilidade de operação. A principal desvantagem é o custo operacional (custo da energia elétrica);

e)As usinas integradas operam em três fases do processo siderúrgico: redução, refino e laminação. Produzem aço a partir de ferro gusa líquido em alto forno, a partir do minério de ferro, com uso de coque ou carvão vegetal como redutor. A transformação do gusa em aço é feita em fornos a oxigênio, já as usinas semi-integradas operam duas fases: refino e laminação, a partir da fusão de metálicos (sucata, gusa e /ou ferro-esponja) fundido e refinado em forno elétrico.

Questão 3.

Para se produzir o aço, a sucata é colocada dentro do forno na medida em que a carga vai sendo fundida. Após a completa fusão e quando a temperatura desejada é atingida, adiciona-se o cálcio, silício ou alumínio, com o objetivo de retirar os óxidos do metal, pois são elementos desoxidantes.

Durante o processo, ocorrem algumas reações químicas: a oxidação das impurezas e do carbono; a desoxidação ou retirada dos óxidos e a dessulfuração que é a retirada do enxofre.

O aço produzido nos fornos elétricos pode se transformar em chapas, perfis laminados, peças fundidas, dentre outros.

Questão 4.

A vantagem da divisão em uma escala industrial está diretamente relacionada a facilidade de se trabalhar com partículas mais finamente divididas, que garantem maior relação superfície/volume e com isso facilitam alguns processos posteriores, como aquecimento, extração, homogeneização e consequente maior eficácia reacional.

Questão 5.

O processo de moagem e de fabricação do cimento empregam a divisão de operação podendo ser realizados a seco e a úmido com o objetivo de otimizar os processos.

Questão 6.

Os quatro tipos de solicitação utilizados industrialmente para redução de tamanho dos sólidos são: compressão, impacto, atrito e corte.

Questão 7.

A principal diferença entre os britadores e os moinhos, é o tamanho das partículas do produto obtido. Os britadores são máquinas que efetuam a fragmentação de sólidos grosseiros, enquanto que os moinhos dão produtos de menor tamanho.

Questão 8.

A moagem a úmido economiza cerca de 25% de energia, o controle do pó é mais perfeito e a classificação do material após a passagem pelo moinho é mais simples, além disso, as forças de atração entre as partículas diminuem, impedindo a aglomeração das partículas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com