TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chaminé de Equilíbrio

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Chaminé de Equilíbrio

Recomenda-se que não precise ser instalada a chaminé de equilíbrio, mas esta pode ser obtida a partir da relação entre o comprimento da conduta forçada e a queda bruta, que é expressa pela equação:

[pic 1]

= comprimento da conduta forçada[pic 2]

Hb= queda bruta

Se aplicando esta equação e não se verificar, possui a indicação de instalação da chaminé de equilíbrio. Para ter esta confirmação aplica se a seguinte formula:

[pic 3]

Th= tempo de aceleração do escoamento da conduta forçada

Vcf= velocidade de escoamento

Com esta equação, se obtiver os valores inferiores a 3s, não possui a necessidade de instalação da chaminé. Valores entre 3 e 6s, se recomenda a sua instalação, mas não é obrigatória. No entanto para valores acima de 6s é obrigatória a instalação da chaminé.

A segunda geração, ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento, teste e produção em pequena escala, e dividida em três cadeias produtiva: célula fotovoltaica multijunção e célula fotovoltaica para concentração, células sensibilizadas por corante e células orgânicas ou poliméricas. A tecnologia CPV (Concentrated Photovoltaics), por exemplo, demonstrou ter um potencial para produção de módulos com altas eficiências, embora o seu custo ainda não seja competitivo com as tecnologias que atualmente dominam o mercado.

Um desafio paralelo para a indústria é o desenvolvimento de acessórios e equipamentos complementares para sistemas fotovoltaicos, com qualidade e vida útil comparáveis ás dos módulos.  Sistema de armazenamento de energia e de condicionamento de potência têm sofrido grandes avanços no sentido de aperfeiçoamento e redução de custos, embora ainda não tenham atingido o grau de desenvolvimento desejado.

Referências

ANDRZEJEWSKI, E. A., 2009. Avaliação numéricas de chaminés de equilibrio, Curitiba: s.n.

MACEDO, J. P., 2012. Avaliação do funcionamento e dimensionamento hidráulico de chaminés de equilíbrio em aproveitamentos hidroelétricos, Porto: s.n.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com