TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE CONVERSÃO DA ENERGIA CINÉTICA DE GASES EM ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE CHAMINÉS INDUSTRIAIS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

WALLAMYS DOS SANTOS CAVALCANTE

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

 

                                               Maceió - AL

MARÇO/2017


[pic 2]

WALLAMYS DOS SANTOS CAVALCANTE

SISTEMA DE CONVERSÃO DA ENERGIA CINÉTICA DE GASES EM ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE CHAMINÉS INDUSTRIAIS

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Projeto Integrado Multidisciplinar I, como requisito final para elaboração do projeto experimental de conclusão da disciplina da Faculdade Pitágoras Maceió.

                              Maceió - AL

MARÇO/2017


3

Sumário

1 - INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2- JUSTIFICATIVA..........................................................................................................5

3- PROBLEMA / HIPÓTESES........................................................................................6

4- OBJETIVOS (GERAL / ESPECÍFICO).......................................................................7

5- REVISÃO TEORICA..................................................................................................8

6- METODOLOGIA DA PESQUISA...............................................................................9

7-CRONOGRAMA..........................................................................................................9

8- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...............................................................................10

4

1 – INTRODUÇÃO

Um dos maiores problemas do meio ambiente é a emissões do CO2 nas chaminés de industrias que incluem em geral entre 5% a 20% de dióxido de carbono. E se pudéssemos converter isto em eletricidade através do princípio das máquinas a vapor?

Usinas de geração de energia liberam mundialmente cerca de 12 bilhões de toneladas de CO2 da combustão de óleo, petróleo e gás natural. O aquecimento industrial libera outras 11 bilhões.

Quando olhamos para o topo de uma usina vemos algumas chaminés emanando gases na atmosfera, toda esta fumaça, que polui e contribui com a mudança do clima, poderia ser também uma fonte de energia elétrica.

O princípio será basicamente uma adaptação do sistema de termelétricas e do famoso sistema de máquina a vapor, na qual toda aquela grande quantidade de gases emitido pelas usinas poderá ser reaproveitada. E com base neste projeto poderá ser sugerido o acoplamento ou até mesmo a substituição dessas chaminés por uma outra tubulação, armazenando todo esse gás em um compressor para que possivelmente todo esse vapor seja jogado em alta pressão em uma turbina que movimentará um alternador onde produzira energia elétrica.

Depois de passar pelas turbinas, gerando uma rotação acionando o alternador. A temperatura do gás deverá ser mantida para que o mesmo não condense completamente assim ele poderá se enviado ao compressor para que trabalhe novamente, e o ciclo começa: tubulação, compressor, turbina e assim sucessivamente.

Este projeto consiste na diminuição parcial da poluição e no reaproveitamento dos gases emitidos por industrias na atmosfera, assim podendo gerar energia para a própria indústria. Tendo em vista que uns dos principais focos é princípio da conversão da energia térmica em energia mecânica através da pressão dos gases que impulsionará a turbina de um alternador.

A motivação principal para a escolha desse tema é a constatação de que no setor empresarial há pouca preocupação com uma enorme quantidade de energia, principalmente térmica, desperdiçada. Com a utilização de tecnologias adequadas e com investimento, esta energia pode ser reaproveitada, diminuindo o consumo energético nas indústrias e a poluição do meio ambiente.

Para que esse projeto seja elaborado, o estudo da termodinâmica será muito importante pois trata-se do estudo e aplicação da relação entre o calor e o trabalho, ou, de uma maneira mais prática, o estudo de métodos para a transformação e energia térmica em energia de mecânica.

5

2- JUSTIFICATIVA

A poluição não é um problema atual que atinge o mundo, mas uma causa muito antiga que vem desde a Revolução Industrial que foi o tempo onde ocorreram muitas mudanças tecnológicas com grandes mudanças no processo produtivo.

Os maquinários começaram a superar o trabalho humano. Os principais equipamentos foram as máquinas à vapor, a partir daí outros tipos de equipamentos maiores e que precisassem de mais combustível começaram a aparecer e isso acarretou aos poucos nas grandes mudanças do clima.

Hoje, a poluição das empresas vem aumentando cada vez mais destruindo aos poucos meios como: água doce, atmosfera, oceano e solo.

Para amenizar ao menos parcialmente este problema, esse projeto propõe contribuir com a diminuição de poluentes industriais e reutilização do mesmo para que se possa gerar energia através de meios tecnológicos citados anteriormente.

O estágio de desenvolvimento se relaciona com as aplicações da Termodinâmica onde tornaram-se evidentes durante a Revolução Industrial, que ao se utilizarem grandes máquinas térmicas foi possível um grande impulso na Industrialização por todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com