TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aproveitamento Do Calor Expelido Pela Chaminé De Uma Cerâmica

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA  - UNISUL

Bruno Mendonça

Caio Gomes de Souza

Maycon Cesar da Rosa Filho

Aproveitamento Do Calor Expelido Pela Chaminé De Uma Cerâmica

Tubarão, 2016

Bruno Mendonça

Caio Gomes de Souza

Maycon Cesar da Rosa Filho

[pic 2]

Projeto técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Termodinâmica Aplicada, no Curso de Engenharia Química, na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Prof. Dr. Maria Ana

Tubarão, 2016


RESUMO

 [pic 3]

A fibra é a menor parte visível de uma unidade de tecido, e é conhecida por ser muito longa para sua largura (que pode ser até 100 vezes menor). As fibras de tecido podem ser naturais (como algodão, seda, lã etc.) e químicas (como acrílico, nylon, elastano etc.).

Os tecidos químicos são também uma categoria de materiais têxteis, podendo ser artificiais ou sintéticos, sendo desenvolvidos com o intuito de copiar e melhorar as características e propriedades das fibras naturais. São excelentes para a indústria, principalmente pela demanda por vestuários confeccionados com rapidez e baixo custo e também pelas dificuldades que a indústria têxtil pode passar por conta da produção agrícola.        

Palavras-chave: fibras; têxteis; sintéticos.

Sumário


1 INTRODUÇÃO

Segundo dados do fiesc (2012) Santa Catarina possui um importante polo cerâmico, sendo líder nacional na produção de cerâmica para revestimento e o segundo em exportação, atuando com cerca de 710 empresas e empregando 18700 trabalhadores.
          Para a produção de cerâmica, a peça passa por diversos processos de fabricação. Uns dos principais processos envolvendo uma peça de cerâmica é a sua queima, onde o forno cerâmico atua com temperaturas que variam entre 25ºC a 1100ºC, onde é feita a queima da matéria prima. Tanto na queima como na secagem, a massa sofre reações termoquímicas, exigindo que estes processos sejam realizados de forma controlada, obedecendo aos gradientes e temperaturas limitadas determinados pelas características da massa. Após isso, a peça vai adquirindo suas características físico-químicas finais como absorção de água, resistência         mecânica e        coloração.
         Para manter toda essa temperatura e a indústria funcionando, elas acabam utilizando muito combustível e por consequência gerando um gasto de energia também gigantesco.

        Em um artigo publicado em setembro de 2005 para obtenção do grau de mestre do curso engenharia mecânica da universidade federal de Santa Catarina, como objetivo a analise térmica de um forno utilizado na indústria cerâmica vermelha, mostrou que aproximadamente 30% da energia térmica do fornos tem como destino as chaminés.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

        

        O seguinte trabalho tem como objetivo aproveitamento da energia perdida do forno pela chaminé.

2.2 Objetivos específicos

Transformar o calor perdido em energia elétrica para destinar a outros setores da cerâmica, visando uma economia na energia elétrica gasto pela cerâmica

        

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo o artigo¹ sobre o estudo dos fornos de cerâmicas, mantido com base, aproximadamente 300 graus Celsius são medidos na saída da chaminé do forno, com um fluxo de ar de 1,2kg/s, algumas cerâmicas possuem mais de uma chaminé, logo dando oportunidade para maior concentração de calor e consequentemente energia.

Para a produção de energia a partir deste ar quente, seria canalizado todo o ar para servir como um trocador de calor para o aquecimento da caldeira e geração de vapor de água. Trata-se de um sistema fechado para se obter alta eficiência na determinada temperatura, considera uma temperatura não muito apropriada para a produção de vapor de agua para a produção de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com