TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Babbage E Blaise Pascal

Casos: Charles Babbage E Blaise Pascal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 10

Charles Babbage

Em 1823 - Charles Babbage (1791 - 1871) foi um matemático inglês que estudou em Cambridge, onde lecionou matemática (1828-1839). Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal. Babbage inventou a Máquina Diferencial, pois estava preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano. Ao operador caberia somente iniciar a cadeia de operações e, a seguir, a máquina fazia os cálculos, terrivelmente repetitivos, terminando totalmente a tabela prevista.

Naquela época, a taxa de erros humanos presentes em contas era muito grande. Isso estimulou a imaginação de Charles, que começou a pensar em alguma forma de mecanizar esse tipo de tarefa, eliminando as falhas e economizando o tempo das pessoas.

Por volta de 1821, Babbage começou a tarefa de automatizar a produção de cálculos matemáticos. A ideia era a de criar uma máquina que conseguisse acabar de uma vez por todas com os principais erros que apareciam constantemente em tabelas de logaritmos, o que o deixava muito irritado.

O resultado de tanta pesquisa e esforço foi o projeto da Máquina Diferencial. Diferentemente de calculadoras que surgiram antes, o invento foi desenvolvido para calcular uma série de valores numéricos e imprimir os resultados automaticamente.

O inventor ainda desenhou um segundo modelo, mas as ferramentas e componentes necessários para tirar as invenções do papel estavam muito à frente da época. O fato de Charles ter desenvolvido tal máquina em um período de transição, entre técnicas artesanais tradicionais e produção em massa, impossibilitou a fabricação de peças idênticas.

Até então, a Máquina Diferencial limitava-se a operações matemáticas com base em números inseridos em determinadas sequências. Mas o invento que realmente mostrou a avançada forma de pensar de Babbage foi a Máquina Analítica. Isso porque a criação não era apenas automática, mas também de uso geral.

Desenvolvida por volta de 1834, ela foi a primeira máquina que poderia ser programada para executar vários comandos de qualquer tipo. O mais interessante de tudo é que o desenho e a estrutura básica da invenção de Babbage fazem parte dos computadores que usamos hoje, mesmo após mais de um século.

A Máquina Analítica funcionava com base nas instruções de cartões perfurados e era movida a vapor, como em alguns trens. O projeto ainda possuía uma unidade central de processamento e memória expansível separados um do outro, o que é mais uma característica dos computadores modernos.

De tão avançados e complicados que seus projetos eram, Babbage nunca teve a oportunidade de construir, de fato, nenhuma de suas invenções. A inexistência de equipamentos adequados e a falta de verba fizeram com que o cientista construísse apenas protótipos do que poderia ter sido a maior revolução tecnológica da época.

Blaise Pascal

Blaise Pascal - filósofo, matemático, físico, teólogo e escritor de origem francesa, nasceu em Clermont-Ferrand, região de Auvergne na França a 19 de junho de 1623, mas aos nove anos de idade foi morar com toda a sua família em Paris. Era filho de Etienne Pascal, um matemático e alto funcionário do Estado, que se dedicou com muita eficiência na formação educacional de seus filhos, Pascal e Jacqueline passando, mais tarde a se chamar irmã Sainte-Euphémie pelo fato de entrar, em 1652, para o convento de Port-Royal. Pascal, segundo sua irmã, era na época um gênio, pois aos doze anos começou a trabalhar em Geometria, chegando a descobrir que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos, mesmo seu pai ter decidido, anteriormente, que seria ele próprio a ensinar os filhos e que Pascal não estudaria matemática antes dos quinze anos, mandando retirar todos os livros e textos matemáticos de dentro de casa. Etienne Pascal mesmo não sendo uma pessoa totalmente ortodoxa, freqüentava reuniões na casa do Padre franciscano Marin Mersenne, filósofo e físico francês, com respeito a religião e outros assuntos, como: filosofia, física, matemática, etc. onde participava, também, muitas personalidades importantes. Foi quando, com aproximadamente quatorze anos, Pascal decidiu acompanhar seu pai nessas reuniões e aos dezesseis anos apresentou vários teoremas de Geometria Projetiva, onde constava o conhecido " Hexagrama Místico " em que demonstra que " se um hexágono estiver inscrito numa cônica, então as interseções de cada um dos três pares de lados opostos são colineares ", onde em fevereiro de 1640 escreveu " Éssai sur les coniques " ( Ensaio sobre as cônicas ) baseado no estudo de Girard Desargues. A contribuição de Pascal às ciências é bem menos metódica e fecunda do que brilhante, levando um de seus biógrafos a situá-lo como " o primeiro da segunda fila ". Com o seu escrito sobre as cônicas, o adolescente, todavia, suscita a admiração de Mersenne, que se pronuncia a respeito em carta para Descartes. Em sua resposta, este último não vai além de estranhar " que alguém consiga demonstrações mais simples que as de apolônio...", concluindo pela existência de " questões acerca das cônicas que um jovem de 16 nos acharia difícil explicar ".

Faz parte desse estudo das cônicas o ' Teorema de Pascal ': " O hexágono inscrito em uma cônica tem a propriedade de que os pontos de interseção dos lados opostos estão em linha reta ". Em trabalho posterior e extraviado, o " Traité des coniques ", conhecido apenas através de Leibniz, Pascal aborda o que chama de " hexagrama místico "; por meio de projeções, demonstra que todo hexágono provém de uma cônica correspondente e que, por sua vez, qualquer cônica origina um hexágono. O hexagrama serve-lhe de ponto de partida à obtenção, em quatrocentos corolários, das propriedades peculiares às cônicas.

Pelo fato de seu pai ser nomeado coletor de impostos da Normandia Superior, em 1639, fez com que toda a família deixasse Paris e fosse morar em Rouen ( sede da região da Alta Normandia , localizada na França ), onde realizou suas primeiras pesquisas no campo da física, escrevendo um tratado sobre acústica, sendo um dos pioneiros da experimentação física. Nessa época, inventou, também, uma pequena máquina de calcular digital, chamada Pascalinne, conservada, atualmente no Conservatório de Artes e Medidas de Paris.

De regresso a Paris em 1647, Pascal publicou " Expériences nouvelles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com