TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Augustin De Coulomb

Casos: Charles Augustin De Coulomb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 7

Charles Augustin de Coulomb

Físico francês

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês. Formulou a "Lei de Coulomb", que descreve a interação eletrostática entre dois corpos eletricamente carregados. Inventou a balança de torção. Os trabalhos sobre as leis do atrito e sobre o magnetismo terrestre foram premiados pela Académie des Sciences.

Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) nasceu em Angoulême, França, no dia14 de junho. Foi aluno do Collège de Quatre-Nations. Mudou-se para Paris e ingressa no Colégio Mazarin, onde aprendeu Matemática, Astronomia, Química e Botânica. Estudou Engenharia Militar na École du Génie, em Mezières.

Entre os anos de 1764 e 1772, supervisionou as obras do Fort Bourbort, em Martinica, nas Canárias, onde realizou experiências em mecânica de estruturas, eletricidade dos metais e atrito em maquinaria.

De volta à Paris, em 1773, dedica-se à experimentação científica. Seu primeiro trabalho, datado de 1773, "Sur une application des regles, de maximis et minimis à quelque problemes de statique relatifs a l'architecture", contribuiu para a utilização de cálculos precisos para a Engenharia.

Charles de Coulomb iniciou suas pesquisas no campo da eletricidade e do magnetismo para participar de um concurso aberto pela Académie des Sciences de Paris, sobre a fabricação de agulhas imantadas. Seus estudos o levaram a "Lei de Coulomb", assim denominada em sua homenagem.

Charles de Coulomb inventou em 1777, a balança de torção. No

mesmo ano realizou estudos sobre o magnetismo terrestre e em 1779, sobre as leis do atrito, ambos premiados pela Académie des Sciences.

As experiências realizadas por Coulomb sobre os efeitos de atração e repulsão de duas cargas elétricas permitiram-lhe verificar que a lei da atração universal de Newton também se aplicava à eletricidade.

Estabeleceu então a lei das atrações elétricas, segundo a qual as forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas são diretamente proporcionais às cargas (massas) e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa. Os resultados de suas pesquisas foram publicada entre 1785 e 1789 na Mémoires de l'Académie Royale des Sciences.

Charle Augustin de Coulomb morreu em Paris, no dia 23 de agosto de 1806

Georg Simon Ohm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Georg Simon Ohm

Matemática

Nacionalidade Alemão

Nascimento 16 de Março de 1789

Local Erlangen

Falecimento 6 de Julho de 1854 (65 anos)

Local Munique

Actividade

Campo(s) Matemática

Instituições Universidade de Munique

Alma mater Universidade de Erlangen-Nuremberg

Orientador(es) Karl Christian von Langsdorf

Conhecido(a) por Lei de Ohm, ohmímetro

Prêmio(s) Medalha Copley (1841)

ver

Georg Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março de 1789 — Munique, 6 de julho de 1854) foi um físico e matemático alemão. Irmão do matemático Martin Ohm.

Em 1817 foi professor de matemática no colégio jesuíta de Colônia e na "Escola Politécnica Municipal" de Nuremberga (hoje em dia Georg-Simon-Ohm-Hochschule Nürnberg) de 1833 a 1849.[1] Em 1852 tornou-se professor de física experimental na Universidade de Munique, na cidade onde viria a falecer.

Entre 1826 e 1827, Ohm desenvolveu a primeira teoria matemática da condução eléctrica nos circuitos, baseando-se no estudo da condução do calor de Fourier e fabricando os fios metálicos de diferentes comprimentos e diâmetros usados nos seus estudos da condução eléctrica. Este seu trabalho não recebeu o merecido reconhecimento na sua época, tendo a famosa lei de Ohm permanecido desconhecida até 1841 quando recebeu a medalha Copley da Royal britânica. Até essa data os empregos que teve em Colónia e Nuremberga não eram permanentes não lhe permitindo manter um nível de vida médio. Só depois de 1852, dois anos antes de morrer, conseguiu uma posição estável como professor de física na Universidade de Munique.

Vida na infância

Georg Simon Ohm veio de uma família protestante. O seu pai, Johann Wolfgang Ohm, era serralheiro enquanto a sua mãe, Maria Elizabeth Beck, era filha de um alfaiate. Embora os seus pais não tivessem sido formalmente educados, o seu pai era um autodidata, cujo elevado grau de conhecimentos lhe permitiu dar uma excelente educação aos filhos. Das sete crianças filhas de Johann e Maria Ohm só três sobreviveram, Georg Simon, o seu irmão Martin que se tornou um famoso matemático, e a sua irmã Elizabeth Barbara. Quando eles eram crianças, Georg Simon e Martin foram ensinados pelo seu pai. Ele ensinou matemática, física, química e filosofia. Isto estava totalmente em contraste com a sua educação escolar. Georg Simon entrou no Ginásio de Erlangen aos 11 anos, mas lá ele aprendeu pouco o treino científico. De facto esta parte formal de seu estudo não o inspirava, pois aprendia maquinalmente e através da interpretação de textos. Isto contrastou fortemente com a instrução inspirada que Georg Simon e Martin receberam do seu pai que os ensinou tão bem matemática que fez com que o professor da Universidade de Erlangen, Karl Christian von Langsdorf, a os comparar com a família Bernoulli. É novamente notável a realização de Johann Wolfgang Ohm, um homem completamente autodidacta, ter podido dar aos seus filhos tal educação na matemática e ciência.

Vida universitária

Em 1805 Ohm entrou na Universidade de Erlangen, mas ele não levava uma vida normal de estudante. Em lugar de se concentrar nos seus estudos ele gastava muito tempo a dançar, a patinar no gelo e a jogar bilhar. O pai de Ohm, decepcionado com o seu filho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com