TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida do Canteiro de Obra

Por:   •  19/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÃO DO CICLO PDCA

        O Ciclo PDCA é comumente usado em indústrias de bens de consumo como ferramenta de gestão da qualidade buscando melhoria contínua da produção. Sua implantação consiste em analisar initerruptamente a produção submetendo-a ao um ciclo de Planejamento (Plan), Execução (Do), Controle C(check) e Analise (Analisis), que dá nome a esta ferramenta.

        No canteiro de obra

6.1 Planejamento

        Nesta etapa busca-se identificar possíveis problemas, descrever suas prováveis causas e propor uma solução para evitar que esses problemas impliquem maiores transtornos. Para a implantação da Pedreira do Norte, verificaram-se os seguintes pontos:

  1. Licenças: as licenças são imprescindíveis para começar as obras e levam meses para serem obtidas. Atrasos na obtenção das licenças pode atrasar todo o cronograma. Para obtenção das licenças será contratada uma empresa de consultoria em Engenharia Ambiental.
  2. Ligação de água: diante da falta de atendimento do serviço pela concessionária de água, o abastecimento será por poço artesiano, cuja execução será terceirizada.
  3. Energia elétrica: há uma concessionária de energia que abastece as comunidades vizinhas ao município de Presidente Figueiredo. Solicitar ligação da Pedreira do Norte com a rede.
  4. Esgoto: não serviço de coleta de esgoto na região; para atender ao serviço deve-se executar fossa sépticas que devem ser dimensionadas para suportar a capacidade máxima de trabalhadores da pedreira.
  5. Comunicação: contratar empresa de banda larga para instalação de internet; a comunicação por telefone será via celular.
  6. Localização e dimensionamento do almoxarifado, sanitários, cozinha, refeitório, ambulatório: a instalação desses dispositivos para a fase implantação do canteiro deve ser feita de forma a suprir as necessidades de funcionamento da pedreira para evitar mudanças de instalação.
  7. Localizar instalações de soldagem e pré-montagem na área de lavagem dos caminhões basculantes.

6.2 Execução

        Nesta fase, busca-se colocar o plano em prática conforme o cronograma. Para implantação do canteiro de obras da Pedreira do Norte, deve-se observar os seguintes aspectos na execução:

  1. Seleção de funcionários: os funcionários deverão ser contratados no município de Presidente Figueiredo e comunidades vizinhas e submetidos à exame médico e à capacitação segundo a função que será exercida;
  2. Acomodação dos equipamentos: as ferramentas de instalação do canteiro serão mantidas no almoxarifado e sua liberação ao operário ocorrerá mediante autorização do engenheiro responsável pelo serviço.
  3. Instalação dos equipamentos: os equipamentos serão instalados no seu local final previsto na planta do canteiro sobre um coxim de borracha para diminuir ruídos durante a operação.
  4. Montagem da Estrutura administrativa.

6.3 Análise

        Simultaneamente à execução das ações planejadas, deve acontecer a etapa de análise para determinar se o planejamento foi bem-sucedido. Para implantação do canteiro, analisar-se-á principalmente questões referentes:

  1. Controle das ferramentas no almoxarifado: entrega, recebimento, limpeza e possíveis danos existentes;
  2. Controle de pessoal: horário de entrada no canteiro, tempo de descanso após almoço, produtividade;
  3. Relacionamento com a vizinhança: verificar possíveis ruídos na vizinhança e geração de poeira;
  4. Aferição dos resíduos produzidos;
  5. Vistoria diária do uso de EPI.

6.4 Ação

        Com a análise da execução do planejamento, deve-se registrar os procedimentos identificando soluções aplicadas para elaboração de um manual de LIÇÕES APRENDIDAS e planejar novamente o que não funcionou satisfatoriamente mesmo sendo feito conforme o planejamento. Alguns pontos que devem ser refletidos no canteiro da Pedreira do Norte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com