TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia e Tecnologia dos Materiais

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ[pic 1][pic 2]

CURSO ENGENHARIA CIVIL

http://www.fag.edu.br

DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS – CTM (PRÁTICA 01)

PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA

NOMES: Amanda Deparis

            Amanda Mattje Ribeiro

            Carlos Eduardo Rauber

                Marcel Felipe Varela

GALVANOPLASTIA

CASCAVEL – PR

27/08/2016

1.TÍTULO:

        Experimento 01: Realizado em 27/08/2016

        Técnicas de Laboratório: Galvanolastia

2. OBJETIVO:

        Transformar cobre em “ouro”.

3. RESUMO:

        Ao longo do processo, retiramos todas as impurezas (com a palha de aço) das moedas de Cobre, depositamos as mesmos em uma solução de NaOH e Zinco aquecida a 92 °C, logo em seguida podemos observar que a moeda de cobre foi recoberta por uma camada prateada. O processo do estudo teve duração de aproximadamente quatro (04) minutos para cada moeda, onde ao final após passada alguns segundos na chama e lavada com água destilada podemos concluir que, a moeda de cobre tomou uma cor parecida com a do Ouro.

4. INTRODUÇÃO:

O processo denominado galvanoplastia, trata-se de um processo de revestimento de materiais condutores, ou não condutores, por metais a partir de uma solução contendo íons destes metais.Esse processo gera, como consequência, efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões gasosas, com considerável grau de toxicidade. Basicamente, o processo de galvanoplastia envolve uma sequência de banhos consistindo de etapas de pré - tratamento, de revestimento e de conversão de superfície. Entre estas etapas, a peça sofre um processo de lavagem. Desta forma, são originados efluentes líquidos, emissões gasosas e resíduos sólidos que necessitam de tratamento específico. Dependendo dos procedimentos adotados durante o processo, é possível obter-se uma minimização do consumo de água utilizada no processo bem como uma redução no volume de solução arrastada entre processos.

 A galvanoplastia tem por finalidade o tratamento de superfícies metálicas ou mesmo plásticas, por processos químicos eletrolíticos, com os seguintes fins:

- Proteger certos metais contra a ação da corrosão;

- Aumentar a espessura de certas peças;

- Melhorar as resistências mecânicas;

- Embelezar e dar durabilidade as peças;

5. MATERIAIS E MÉTODOS

No desenvolvimento das atividades foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:

5.1) Materiais Utilizados:

• 01 capsula de porcelana

• Uma placa de cobre, ou fio, ou moeda de 5 centavos de real

• NaOH 240g/L.

   Pinça metálica.

• zinco metálico em pó.

• Tela de amianto e tripé.

• Água destilada.

[pic 3]

(Figura 01: Materiais que serão utilizados no procedimento).

Fonte: Bancada 06, 2016

5.2) Procedimento Experimental: O procedimento para o desenvolvimento das atividades foram divididos em duas etapas, a preparação no dia 13/08/2016 e após 7 dias de repouso a conclusão.

5.2.1) Procedimento Experimental 01: Copo 01

        Coloque o prego em água suficiente para cobri-lo. Este tubo será usado como referencial de comparação para os outros experimentos e é denominado de controle.

5.2.2) Procedimento Experimental 02: Copo 02

        Fixe um pedaço de zinco (Zn) com um fio de nylon em volta do prego após fazer a limpeza com a lã de aço e coloque água até cobri-lo.

[pic 4]

(Figura 02: Prego que será amarrado com o eletrodo de sacrífico zinco (Zn)).

Fonte: Bancada 06, 2016

5.2.3) Procedimento Experimental 03: Copo 03

        Fixe um pedaço de fita de magnésio (Mg) com um fio de nylon em volta do prego após fazer a limpeza com a lã de aço e coloque água até cobri-lo.

[pic 5]

(Figura 03: Prego que será amarrado com o eletrodo de sacrífico magnésio (Mg)).

Fonte: Bancada 06, 2016

5.2.4) Procedimento Experimental 04: Copo 04

        Enrole um pedaço de fio de cobre (Cu) com um fio de nylon em volta do prego após fazer a limpeza com a lã de aço e coloque água até cobri-lo.

[pic 6]

(Figura 04: Prego que será amarrado com o eletrodo de sacrífico cobre (Cu)).

Fonte: Bancada 06, 2016

5.2.5) Deixar o sistema em repouso por 7 dias, assim obtendo a conclusão.

6. RESULTADO E DISCUSÃO:

        

        O desenvolvimento da aula em laboratório permitiu a inter-relação do conhecimento teórico e prático. A prática das atividades em grupo, possibilitaram a integração entre o conhecimento dos alunos do grupo e o professor da disciplina. A atividade realizada, possibilitou o manuseio dos equipamentos do laboratório, permitindo assim o conhecimento prático e a necessidade de atenção e cuidados que o laboratório requer.

        O procedimento determinou o conhecimento quanto ao processo dos eletrodos de sacrifício sobre o ferro (prego) que protegem de um ataque químico (ferrugem). Esta proteção se baseia no fato de existir um metal que possui potencial de oxidação mais baixo e, como tal, ser corroído durante a reação. Os eletrodos de magnésio e zinco são os mais utilizados.  

O zinco como eletrodo de sacrifício é usado bastante em água do mar , como em navios, barcos, píeres, etc. É necessário que o Zn seja bastante puro, principalmente isento de 2 Fe, Cu, tendo em vista que estes elementos aumentam muito a reação de oxidação do hidrogênio sobre o metal. Desse modo, se tem uma corrosão do eletrodo que acaba não se tornando econômico, pois parte da dissolução do metal se dá por causa da reação catódica que acontece sobre ele, em lugar daquela que acontece sobre o metal a proteger. Aliás, esse cuidado de evitar as impurezas metálicas, que possam catalisar a reação de hidrogênio, também se deve ter com os eletrodos fabricados em ligas de Mg ou Al.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (832.3 Kb)   docx (651.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com