TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência, Tecnologia E Sociedade: A Relevância Do Enfoque CTS Para O Contexto Do Ensino Médio

Dissertações: Ciência, Tecnologia E Sociedade: A Relevância Do Enfoque CTS Para O Contexto Do Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

O texto mostra a importância de se trabalhar ciência e tecnologia na sociedade, pois é necessário que a sociedade tenha a capacidade e o dever de saber questionar e opinar a respeito dos problemas sociais do dia a dia do cidadão.

O enfoque CTS visa formar um cidadão crítico, portanto, inserindo-o nas escolas, o aluno tem a oportunidade de ter uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico. Portanto, é necessário que:

“ [...] promova no indivíduo, tanto em termos de desenvolvimento pessoal, quando ele poderá questionar e posicionar-se, por exemplo, quanto à hegemonia das nações que detêm o poder do conhecimento científico-tecnológico. (GRINSPUN,1999,P.28)

É um texto que visa destacar a relevância no Ensino Médio e mostrar também a importância do movimento CTS como impulsionador de questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social.

“A ideia de levar para a sala de aula o debate sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e sociedade – tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio – vem sendo difundida por meio dos PCNs como forma de educação tecnológica, a qual não seria voltada para confecção de artefatos, mas para compreensão da origem e do uso que se faz desses artefatos e também mentefatos na sociedade atual.”

Conclui-se então que é de suma importância a participação ativa do cidadão diante dos problemas sociais, políticos e tecnológicos, sendo assim: “ é preciso que o Ensino Médio dê ao aluno condições de compreender a natureza do contexto científico-tecnológico e seu papel na sociedade. Diante dessa situação faz com que o aluno tenha condições suficientes para intervir diante dos problemas na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com