TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento

Tese: Cimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O cimento é um dos produtos mais utilizados no mundo. Presente em todo tipo de construção, da mais simples moradia até a mais complexa obra de infraestrutura, do início ao acabamento final.

É o componente básico do concreto, que é o material mais consumido no planeta depois da água.

Por definição é um “aglomerante hidráulico resultante da mistura homogênea de clínquer portland, gesso e adições normalizados que são moídos”.

A combinação do cimento com materiais de diferentes naturezas como: areia, pedra, cal, entre outros origina na formação de argamassas e concretos.

É um produto homogêneo e com processo de produção em evolução no mundo visando maior produtividade e redução de custos.

É composto de Óxido de cálcio (60 a 68%), Dióxido de silício (17 a 25%), Óxido de alumínio (2 a 9%), Óxido de ferro (III) (0,5 a 6%), Óxido de magnésio (0,1 a 4%), Trióxido de enxofre (1 a 3%) e Alcalis (Na2O a 1 a 3% e K2O a 0,5 a 1,5%).

O Cimento Portland é o cimento mais utilizado no mercado, devido suas características de trabalhabilidade e bom rendimento para diversas áreas. Podendo variar com adições e indispensável para a construção civil.

Objetivo

Este experimento irá analisar a massa específica, finura e área específica do Cimento Portland, que são algumas de suas características. Verificar a partir de normas da ABNT ou ainda com aparelhos específicos se o cimento testado esta dentro das especificações da ABNT.

Para isso são analisadas algumas propriedades do cimento como, por exemplo, a massa específica, a área específica, a finura, água para pasta de cimento de consistência normal, tempo de pega, a expansibilidade de Le Chatelier, a resistência e analisar a partir do número de dias do cimento sua tensão utilizando um aparelho específico para esse determinado ensaio.

O objetivo principal deste relatório é fornecer conhecimentos básicos sobre as atividades desenvolvidas nos laboratórios de controle de qualidade das fábricas de cimento, incluindo processos de amostragem e preparação de amostras. São analisadas as características do cimento para que, em posse disso, se determine a aceitação ou rejeição de um lote de cimento de uma fábrica, por exemplo.

Ensaios

Finura (NBR – 11579)

Materiais:

Balança com precisão de 0,01g;

Peneira de 0,074 mm com fundo e tampa;

Pincéis;

Bastão de PVC com aproximadamente 250 mm de comprimento;

Cronômetro com precisão de 0,5 segundos;

Flanela.

Objetivo:

Medir o percentual da massa de cimento que fica retida na peneira de malha 0,074 mm através do peneiramento a seco.

Procedimento:

Pegou-se uma amostra de cimento de 50g e peneirou na peneira nº 200 em três etapas.

Primeiro foi colocado uma amostra na peneira encaixada sobre o fundo e feito o peneiramento manual com suaves movimentos com cerca de 5 min.

Em seguida tampou-se a peneira retirou-se o fundo dando golpes com um bastão na borda exterior da peneira para desprender os grãos de cimento aderidos aos fios. Limpou-se a superfície inferior da tela com pincel. Encaixou-se a peneira no fundo, retirou-se a tampa e continuou-se o peneiramento por cerca de 20 min, girando a peneira e limpando a tela com pincel em intervalos regulares. No final do período, colocou-se a tampa, retirou-se o fundo e procedeu-se a limpeza da tela novamente. Limpou-se o fundo com uma flanela seca.

Na ultima etapa colocou-se a tampa e o fundo, e segurando o conjunto ligeiramente inclinado, foi feito ligeiros movimentos de vai-e-vem durante 1mim, girando o conjunto de 60º a cada 10s. Ao final, limpou-se a tela recolhendo o material e transferindo-o para o fundo. Juntou-se todo o material passante para ser pesado.

Depois que o peneiramento foi concluído recolheu-se o material retido na peneira e determinou-se a sua massa (R) e calculado o índice de finura.

Resultado:

F= R/P ×100

Massa inicial (g) 50,00

Resíduo (g) 0,01

Índice de finura (%) 0,02

Massa específica (NBR – 6474)

Materiais:

Frasco volumétrico de Le Chatelier;

Balança com precisão de 0,01 g;

Recipientes;

Funis;

Termômetro de precisão de 0,5 oC;

Local para efetuar o banho termo regulador;

Querosene.

Objetivo:

Medir a massa específica do cimento pelo método de Le Chatelier.

Procedimento:

Foi colocado no frasco de Le Chatelier com o auxílio de um funil, uma quantidade de querosene suficiente para que seu volume esteja compreendido entre a primeira graduação. Submergiu-se o frasco em banho termorregulador até obter o equilíbrio térmico, e foi anotado a leitura inicial de 0,3 cm. Foi feita a limpeza do frasco para leitura com o bastão indicado e colocado em banho-maria por cerca de 13 minutos para regular a temperatura.

Determinou-se a quantidade de amostra a ser ensaiada para provocar um deslocamento do liquido entre as graduações , o valor deslocado foi 0,3 cm. Isso foi feito com auxílio de um pequeno funil, tendo o cuidado para evitar salpicos e que o cimento fique aderido ás paredes interiores do frasco.

O frasco foi tomado por sua parte superior e, girado alternadamente num e noutro sentido, e colocado novamente na posição vertical, com isso deixou de aparecer bolhas de ar quando colocado novamente na posição vertical. Submergiu-se novamente o frasco no banho termorregulador até que o equilíbrio térmico fosse alcançado. E foi anotado a leitura final de 20,6 cm.

Resultado:

P=M/((V_f -V_i

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com