TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cipa, sesmt

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

SESMT (NR-04), CIPA (NR-05) e PCMSO (NR-07) 

Aramis Orth Schultz / Fausto Rohnelt Durante Filho / Monique Windmüller de Siqueira

Avides Reis de Faria

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Com o desenvolvimento tecnológico evoluindo cada dia mais vem aumentando também a preocupação com a integridade e capacidade de trabalho dos funcionários. A segurança do trabalho tem como função minimizar acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais, para que isso seja colocado em prática são necessários serviços, realizados por profissionais, que garantam que o ambiente de trabalho é seguro e que a empresa e os funcionários estão seguindo com as condições necessárias para que isso seja possível.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como objetivo analisar e relatar condições que possam ser consideradas condições de riscos no ambiente de trabalho, nas condições da fábrica e dos funcionários e na organização do trabalho, para que seja possível evitar acidentes “desnecessários”. São responsáveis por investigar acidentes e divulgar a importância das normas de segurança. Deve-se lembrar que todos os funcionários são responsáveis por informar condições consideradas de risco e cumprir com as normas de segurança.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) envolve os seguintes profissionais: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro de Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. O SESMT tem como função alertar e instruir os funcionários sobre doenças, realizar estudos para verificar situações do ambiente de trabalho que possam causa doenças, trata do interesse coletivo, é responsável por esclarecimentos a respeito de doenças e auxilia para que sejam evitados acidentes de trabalho, determina equipamentos de proteção individual (EPI’s). Diferente da CIPA, que é constituída por empregados, o SESMT é desempenhado por profissionais especialistas.

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é formado por médicos e enfermeiros do trabalho, é um programa que zela pelo bem estar físico, mental e social dos funcionários. O PCMSO é responsável por mudanças efetivas de funções, exames periódicos e exames periódicos de retorno ao trabalho e exames médicos admissionais e demissionais. O exame periódico deve ser realizado regularmente, é essencial para identificar possíveis alterações na saúde do funcionário que estejam relacionadas com atividades laborais ou com o ambiente de trabalho e deve ser realizado para todos os funcionários. O exame admissional serve para estabelecer as condições de saúde do trabalhador para evitar que o mesmo possa alegar alguma doença pré-existente enquanto o exame demissional é realizado durante a demissão do funcionário, serve para evitar que o trabalhador alegue ter contraído alguma doença durante o tempo de empresa causado pelo seu trabalho.[pic 1]

Apesar da conscientização da importância dos cuidados com prevenções de acidentes no ambiente de trabalho ainda existem muitas empresas e pessoas que consideram isso um custo desnecessário para a empresa, porém não levam em consideração os danos causados em funcionários e para a empresa em casos de acidentes ou incidentes de trabalho.

Deve-se lembrar que os danos causados por acidentes de trabalho podem não ser somente danos físicos (iluminação adequada para garantir que não haja danos à visão, remoção de gases do ambiente ou utilização de máscaras, garantir que a temperatura do ambiente de trabalho está adequada, ambientes livres de ruídos ou utilização de protetores auriculares), mas também podem estar envolvidos com o psicológico (relação agradável entre colegas de trabalho, atividades motivadoras, presença de um líder democrático e participativo, evitar situações que causem estresse), com a ergonomia (máquinas e equipamentos adequados para as características humanas, mesas, cadeiras e altura de telas de computador ajustadas de acordo com altura da pessoa, ferramentas que reduzam o esforço físico) e saúde ocupacional (exames realizados frequentemente, presença de médicos e enfermeiros, cuidados com a exposição à produtos químicos, entre outros).[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (175.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com