TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Circuitos Elétricos

Dissertações: Circuitos Elétricos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.500 Palavras (14 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 14

RELATÓRIO RESISTORES

Resistor é o componente que possui a propriedade da resistência é representado pela letra R é sua unidade de medida é Ohm.

Resistência é a propriedade do resistor de se opor a passagem da corrente elétrica.

Resistor é um dispositivo elétrico muito usado em eletrônica com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), sua finalidade é obstruir a passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa obstrução damos o nome de ohm.

Para um resistor ser ideal é necessário ter uma resistência elétrica que a tensão ou a corrente elétrica permaneça constante; os resistores podem ser fixos ou variáveis.

Propriedades dos resistores

Oposição á passagem da corrente elétrica;

Tensão sempre em fase com a corrente;

È um bipolo ôhmico

È inversamente proporcional a potência elétrica;

È inversamente proporcional a corrente elétrica;

È diretamente proporcional a tensão.

Tipos de resistores.

São divididos em duas categorias que são:

Fixos e variáveis.

Resistores fixos: São eles: filme de carbono, filme metálico, fio de precisão.

Resistores variáveis (ajustáveis): São os potenciômetros de ajuste manual, ou trimpots que são ajustados na placa, devido a diversas aplicações existem vários modelos.

O valor de resistência do resistor não é o única característica para considerar ao selecionar um resistor para uso em um circuito. A "tolerância" e as avaliações de energia elétrica ao qual o resistor se submeterá também são importantes.

As 1ª e a 2ª bandas indicam os dois primeiros algarismos do valor nominal da resistência, N1 e N2; •a 3ª banda indica o fator multiplicativo do valor nominal da resistência, que pode ser 10-2, 10-1, •a 4ª banda indica a tolerância do valor nominal da resistência, a qual pode tomar valores típicos de 1%, 2%, 5%, 10% e 20%.

Tabela A3.1 Código de cores das resistências normais.

Na Figura A3.1 apresenta-se o exemplo de uma resistência normal cujas bandas apresentam as seguintes cores:

1ª banda: verde (5) 2ª banda: azul (6) 3ª banda: vermelho (2) 4ª banda: dourado (10%)

Estas bandas codificam a informação relativa a uma resistência de 5,6 kW e 5 % de tolerância, portanto com um valor nominal compreendido entre 5,04 kW e 6,16 kW.

LDR

O LDR (Light Depend Resistor) possui a interessante característica de ser um componente eletrônico cuja resistência elétrica diminui quando sobre ele incide energia luminosa. Isto possibilita a utilização deste componente para desenvolver um sensor que é ativado (ou desativado) quando sobre ele incidir energia luminosa.

A resistência do LDR varia de forma inversamente proporcional à quantidade de luz incidente sobre ele, isto é, enquanto o feixe de luz estiver incidindo, o LDR oferece uma resistência m baixa. Quando este feixe é cortado, sua resistência aumenta.

Características do LDR

Também chamado de célula fotocondutiva, ou ainda de fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à equação R = C.L.a , onde L é a luminosidade em Lux, C e a são constantes dependentes do processo de fabricação e material utilizado.

Como foi dito anteriormente o LDR tem sua resistência diminuída ao ser iluminado. A energia luminosa desloca elétrons da camada de valência para a de condução (mais longe do núcleo), aumentando o número destes, diminuindo a resistência.

Com o LDR pode-se fazer o controle automático de porta, alarme contra ladrão, controle de iluminação em um recinto, contagem industrial, todos estes foto controlados para a operação de um relé.

Conforme aumenta a intensidade de luz incidente no LDR, um número maior de elétrons na estrutura tem também seu nível de energia aumentado, devido à aquisição da energia entregue pelos fótons. O resultado é o aumento de elétrons livres e elétrons fracamente presos ao núcleo.

LDR - Simbologia LDR - Constituição

Resistores controlados por temperatura: PTC ( coeficiente de temperatura positivo) sua resistência a 0º é de 500Ohms e a 500º é de 1500 Ohms. NTC (coeficiente de temperatura negativa) sua resistência é inversamente proporcional a temperatura.

Magnetoresistores: São controlados pelo campo magnético, conforme o campo aumenta sua resistência também aumenta.

Resistores especiais: Existem resistores que são fabricados para uma utilização específica, portanto podem-se encontrar resistores com valores não usuais.

Especificação Técnica: São especificados pelo tipo, potência, tolerância e o valor.

Varistor:

Os varistores VDR (Voltage Dependent Resistor) são componentes eletrônicos utilizados em aparelhos com a finalidade de oferecer proteção contra descargas elétricas de curta duração. O Varistor é um tipo de resistor não linear, fabricado com material semicondutor, cujo valor da resistência é dependente de tensão aplicada.

Os varistores são fabricados a partir de grãos de carbonato de silício sintetizados com um aglutinante de modo que apresentem um corpo cerâmico duro e poroso com a forma de tubos ou discos. O valor da tensão para o qual são fabricados varia, o valor pode variar de 8V a 400V, e em casos especiais a tensão pode chegar a 1.200V.

O tipo de mais conhecido de varistor é o, chamado metal oxide varistor, que consiste em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com