TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cisalhamento Direto

Casos: Cisalhamento Direto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  528 Visualizações

RELATÓRIO DE CISALHAMENTO DIRETO

1. Introdução

O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de sola, de formaprismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura.

Este ensaio é geralmente drenado e é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos com estratificações ou xistosidadesdefinidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contatos de diferentes matérias, normalmente utilizados para solos coesivos.

2. Objetivo

O teste destina-se a medição da resistênciahorizontal em função da variação de deformação vertical em uma amostra confinada em uma célula de cisalhamento. Para executar o ensaio de cisalhamento direto, utilizando-se de uma caixa de seção quadradapara se obter, através da interpretação de uma envoltório linear, os valores de ângulo de atrito interno do solos e do intercepto coesivo.

3. Equipamento – Cisalhamento Direto

Aparelho baseadono projeto do Prof. A. W. Bisho do Imperial College da Inglaterra. A construção atende a norma ASTM D 3080 e BS 1377.

O aparelho atualizado é analógico para cisalhamento direto por acionamento manualcomposto:

Caixa bipartida dotada de placas dentadas e perfuradas, pedras porosas de topo e base e quepe para transmissão de carga;

Molde do corpo de prova;

Prensa equipada com sistema detransmissão de carga

Extensômetros mecânicos ou transdutores elétricos de deslocamento;

Anel de carga ou célula de carga elétrica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com