TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Base Nas Ideias De Howard (2011), Associe Cada Uma Das Situações (apresentadas Pelos Itens De I A IV) A Uma Dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E). Considere As Situações Do Ponto De Vista Da Sociedade Brasileira:

Trabalho Escolar: Com Base Nas Ideias De Howard (2011), Associe Cada Uma Das Situações (apresentadas Pelos Itens De I A IV) A Uma Dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E). Considere As Situações Do Ponto De Vista Da Sociedade Brasileira:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.164 Visualizações

Página 1 de 4

Com base nas ideias de Howard (2011), associe cada uma das situações (apresentadas pelos itens de I a IV) a uma dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E).

Considere as situações do ponto de vista da sociedade brasileira:

Notas: 1

“Para avaliar a ética de qualquer ação, vale distinguir três dimensões da ação: prudencial, legal e ética. Dentro da dimensão prudencial, distinguimos entre o que é prudente ou não; dentro da dimensão legal, entre o que é legal ou não; e dentro da dimensão ética, entre o que é certo ou errado. [...] Uma ação levanta questões na dimensão ética quando pertence a nossos padrões predefinidos de conduta ética.” (HOWARD, 2011, p. 49)

Com base nas ideias de Howard (2011), associe cada uma das situações (apresentadas pelos itens de I a IV) a uma dimensão: Prudencial (P); Legal (L); Ética (E).

Considere as situações do ponto de vista da sociedade brasileira:

I. Não tentar subornar um fiscal.

II. Ultrapassar o sinal de trânsito.

III. Jogar lixo em via pública brasileira.

IV. Utilizar o dinheiro da indenização por demissão para comprar um carro.

A correta associação está expressa na seguinte alternativa:

Escolher uma resposta.

a. I = E; II = L; III = P; IV = P.

b. I = E; II = L; III = L; IV = P.

c. I = L; II = L; III = E; IV = P.

d. I = P; II = L; III = L; IV = P.

e. I = E; II = L; III = E; IV = P.

Question 2

Notas: 1

(Texto 1)

Raciocinar é um processo de análise para formar julgamentos. Ele esclarece a distinção entre a ação certa e a errada. Racionalizar é um processo de construção de uma justificativa para uma decisão que suspeitamos que na realidade seja falha – e que com frequência se chegou por meio de um processo mental caracterizado pela maquinação e benefício próprio.” (HOWARD, 2011, p. 59)

(Texto 2)

As ações humanas são essencialmente problemáticas do ponto de vista ético pois são o resultado da ação da vontade sobre o organismo. No cálculo da satisfação da vontade individual e do bem comum, muitas vezes a vontade fala mais alto e o ato antiético é cometido.” (Fonte: RODRIGUES, Eli V. F. Material de aula. MBA Pitágoras, 2011)

Ao ler os dois textos, podemos chegar às conclusões seguintes:

I. Quando o ser humano quer justificar a predominância da ação de sua vontade pessoal sobre a conduta ética, ele apela para a racionalização.

II.O ato ético acontece quando há uma interferência da razão sobre a vontade.

III. Não pensar no bem comum pode, muitas vezes, levar a condutas antiéticas.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. II, apenas.

b. I, apenas.

c. I e III, apenas.

d. II e III, apenas.

e. I, II e III.

Question 3

Notas: 1

No estudo da ética, podemos encontrar o conceito de pensamento consequencialista. A respeito dele, podemos afirmar que:

I. Ele pode ser dividido em dois grupos: o pragmático e o utilitarista.

II. O pensamento consequencialista utilitarista avalia que uma conduta é boa quando leva o praticante ao sucesso desejado por ele mesmo.

III. Há autores que refutam os dois tipos de pensamentos por acreditarem poder haver consequências negativas tanto em um quanto em outro.

IV. O pensamento consequencialista pragmático considera que uma boa conduta é aquela que leva à satisfação do maior número de pessoas possível.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. II, III e IV.

b. I e III.

c. III e IV.

d. I, II e IV.

e. I e II.

Question 4

Notas: 1

“A companhia aérea nacional de Israel, El Al, está sendo criticada por permitir que homens judeus ultra ortodoxos perturbem seus voos pelo fato de se recusarem a sentar ao lado de mulheres. Uma petição na change.org reivindica que a empresa ‘acabe com o bullying, a intimidação e a discriminação contra mulheres em seus voos’. De acordo com passageiros, um voo feito na semana passada entre o aeroporto JFK,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com