TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira base teórica

Tese: Primeira base teórica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A visita á empresa aconteceu no dia 28 de março de 2013, sendo que as informações apresentadas neste trabalho foram obtidas diretamente do proprietário do atacado. Os dados foram obtidos por meio de um questionário elaborado antes da entrevista.

Base Téorica:

Primeira base teórica:

Planejamento: É a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. O planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano( produto do planejamento).

Organização: Refere-se a alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidosdde fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela está na fase da organização.

Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.

Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

Referências:

• Marques, Marcelo. Aula sobre Administração Estratégica.Espaço Jurídico.2010

• Murdick, Robert. Resumão de Administração. Ed.Barros, Fischer & Associados. 4ª Ed.2009

Segunda base teórica:

Planejamento: é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

Organização : é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

Direção: é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.

Controle: é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.

Referência:

• Rocha, Adilson. Administração: Planejamento, organização, direção e controle. Ed. Nova. 1° ed. 2010

Terceira base teórica:

Planejamento: colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.

Organização: estão as atividades de definição da estrutura: unidadesorgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; adefinição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessasunidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção: engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicaçãocom os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.

Controle: como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois doplanejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e queos objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

Referência:

• Pereira, Natanael. Apostila de introdução á administração. IFES São Paulo. Ed. 2012

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »