TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comandos Eletricos

Exames: Comandos Eletricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  6.878 Palavras (28 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 28

APERFEIÇOAMENTO PARA ELETRICISTA DE COMANDOS ELÉTRICOS

( Tiragem sujeita a alterações )

SUMÁRIO

Tensão Elétrica 03

Corrente Elétrica 04

Resistência elétrica 05

Circuitos elétricos série 05

Circuitos elétricos – paralelo e misto 09

Lei de OHM 07

Potência elétrica 10

Energia consumida 13

Motores elétricos 15

Fusíveis 16

Relé de sobrecarga 17

Botão de comando 19

Disjuntor industrial 20

Contatores 21

Chave fim de curso 24

Relé de tempo 25

Auto-transformador de partida 26

Chave de partida direta 26

Chave de partida direta com reversão 27

Chave de partida estrela / triângulo 28

Chave de partida compensada 29

Inversor de frequência 30

Principais defeitos em chaves de partida e suas causas 32

Bibliografia 35

ELETRICIDADE BÁSICA

ELETRICIDADE - é o efeito do movimento de elétrons de um ponto para outro, ou efeito causado pelo excesso ou falta de elétrons em um material.

A produção de Eletricidade para melhor entendimento foi dividido em duas partes: ELETROSTÁTICA e ELETRODINÂMICA.

Eletrostática - estuda os fenômenos que acompanham as cargas elétricas em repouso: ex. produção pelo processo de atrito.

Eletrodinâmica - estuda as cargas elétricas em movimentos, mas só se preocupa com o que ocorre nos caminhos em que as cargas elétricas se locomovem (nos circuitos); ex: produção de eletricidade pelos processos de: pressão, calor, luz, ação química e eletromagnetismo.

GRANDEZAS ELÉTRICAS

GRANDEZAS ELÉTRICAS - São as grandezas que provocam ou são provocadas por efeitos elétricos; ou, ainda que contribuem ou interferem nesses efeitos.

TENSÃO ELÉTRICA - para que haja movimento de elétrons através de um condutor, é necessário que alguma força ou pressão faça com que esses elétrons se movimentem. Esta pressão (pressão ou força) é

denominada diferença de potencial (d.d.p.), força eletromotriz (f.e.m.) ou simplesmente tensão elétrica.

A tensão elétrica é a grandeza representada pelas letras " E ", " U " ou " V ", e a unidade e o volts, simbolizada pela letra " V ". E o instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o VOLTÍMETRO que é ligado em paralelo com a carga.

A tensão elétrica é uma grandeza que depende da fonte geradora; portanto podemos ter fonte de Corrente Contínua " CC ", ( baterias e pilhas ) ou fontes de Corrente Alternada " CA ", ( usinas hidroelétricas ). Uma vez que a distribuição de energia elétrica é feita em corrente alternada.

As tensões de distribuição da concessionária de energia elétrica em alta tensão " AT " é de 13,8 KV e em baixa tensão " BT " são: tensão de linha = 380 V e tensão de fase = 220 V, isto no estado de Goiás. Sendo, tensão de linha a tensão que alimenta os consumidores trifásicos e a tensão de fase a tensão que alimenta os consumidores monofásicos. Quanto a frequência da rede elétrica é de 60 Hertz (Hz).

CORRENTE ELÉTRICA - é o movimento ordenado dos elétrons livres em um material condutor ( ex. fios de cobre ); para representar a corrente elétrica utiliza-se a letra " I " e a unidade é o ampere cujo símbolo é a letra " A ". A corrente elétrica é uma grandeza que depende da potência elétrica e da tensão elétrica do consumidor. (ex. um chuveiro de 4400 W e 220 V, requer da rede elétrica uma corrente elétrica de 20 A para seu funcionamento ). O instrumento utilizado para medir a corrente elétrica é o Amperímetro.

RESISTÊNCIA ELÉTRICA - é a dificuldade que os materiais oferecem a passagem da corrente elétrica. É uma grandeza que depende do consumidor, é representada pela letra "R" e a grandeza é Ohms representada pela letra grega ÔMEGA, (  ). Porém todo material tem resistência e tem condutância elétrica; sendo que a resistência é inversamente proporcional a condutância. Portanto não temos nem condutor e nem isolante perfeitos.

O instrumento utilizado para medir a resistência elétrica é o Ohmímetro.

CIRCUITO ELÉTRICO - é o caminho fechado por onde circula a corrente elétrica. E eles poderão ser: série, paralelo ou misto.

Para que haja circuito elétrico são necessários três elementos fundamentais: fonte geradora, condutor e consumidor; sendo que sem um deles não há circuito elétrico. Existe ainda um quarto elemento que apesar de não ser fundamental ele esta presente em todos os circuitos elétricos, que é o dispositivo de manobras, pois, sem o qual não temos controle do circuito elétrico. (imagine você com uma lâmpada instalada sem interruptor, como você iria conseguir apaga-la).

Circuitos Elétricos em Série - é o circuito elétrico que oferecem um único caminho para circulação da corrente elétrica; no circuito elétrico em série, funciona todos os consumidores ou não funciona nem um. Em relação ao comportamento da corrente elétrica e da tensão elétrica no circuito em série podemos dizer que a corrente elétrica é a mesma em

qualquer ponto do circuito elétrico; enquanto a tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com